10.10.2012

OS MELHORES ALIMENTOS PARA AS CRIANÇAS

Os melhores alimentos para as crianças

Nutricionista dá dicas para seu filho crescer saudável!

Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para a saúde em todas as fases da vida. No caso das crianças, uma boa alimentação é pré-requisito para o desenvolvimento e crescimento corretos.
“A alimentação tem como principal função fornecer ao corpo os nutrientes que garantam esse desenvolvimento. Para isso, todos os nutrientes são importantes, mas há alguns que são fundamentais” explica a nutricionista Martha Braga.
Numa dieta equilibrada, é importante oferecer alimentos variados e em proporções adequadas. Confira as dicas da especialista e descubra quais os alimentos que não podem faltar na alimentação infantil!

1 - O primeiro deles é o leite materno – Não há nada melhor para um bebê do que o leite da sua mãe. Ele tem os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança e a composição ideal para que o aparelho digestivo do bebê, que está em desenvolvimento, consiga digerir e absorver.
Recomenda-se o aleitamento exclusivo até o sexto mês e, a partir daí, vão sendo introduzidos os outros alimentos e o leite materno gradualmente passa a ser um complemento.
2 - Arroz, pão, macarrão (de preferência integrais), batata, inhame, aipim, milho. São fontes de carboidrato, que fornecerão a energia que a criançada gasta a valer todos os dias e que é também necessária para o crescimento.
3 - Carnes em geral: peixe, frango, (de preferência orgânico), carne vermelha ou ovo. Fontes de proteína - nutriente responsável pelo crescimento e pela formação da estrutura do organismo. É fonte também de ferro e mineral. Vale lembrar que, na falta de ferro, a criança fica mais apática e sem disposição para se movimentar e brincar.
4 - Óleos vegetais (azeite, soja, canola) – fonte de ácidos graxos essenciais. São complementos energéticos.
5 - Água – a criança perde água em todas as suas atividades. Por isso é importante que ela beba água frequentemente para repor as perdas. Pode-se repor a água também através de sucos e frutas, que são alimentos com alta proporção de água.
6 - Vegetais folhosos verdes escuros – Fonte de fibras, vitaminas e minerais, em especial o cálcio, nutriente fundamental para o crescimento e também para a saúde óssea.
7 - Leite e derivados, desde que não haja sinais de intolerância. São fontes de proteína e cálcio, mas há outros alimentos que são ótimas fontes desses nutrientes. Cálcio: Feijão, folhas verde escura, sardinha. Proteína: carnes em geral.
8 - Verduras, legumes e frutas – Fontes de vitaminas e minerais. Atuam no organismo regulando o seu funcionamento.

9 - Peixes como a sardinha e a merluza – são fontes de ômega 3, nutriente importante para o desenvolvimento cerebral.
10 - Leguminosas – os diferentes tipos de feijão, ervilha, lentilha e grão de bico – São fontes de fibra, proteína vegetal e cálcio. Junto com o arroz, formam uma proteína completa.

Nenhum comentário: