10.10.2012

Bahia éa próxima vítima na caminhada para o tetra campeonato

Em Salvador, um raro rival à altura do Fluminense no returno

Com Sóbis no lugar de Thiago Neves no ataque, time enfrenta o surpreendente Bahia

Carlos Eduardo Mansur
Abel Braga orienta Nem, Fred e Sóbis Foto: Cezar Loureiro / O Globo
Abel Braga orienta Nem, Fred e Sóbis Cezar Loureiro

RIO - Desde que o Campeonato Brasileiro, no formato de pontos corridos, passou a ser jogado por 20 clubes, nunca foram precisos mais do que 78 pontos para ser campeão. Ou seja, na frieza das estatísticas e dos registros históricos, cinco vitórias e um empate nas dez últimas rodadas colocarão o Fluminense, hoje com 62 pontos, pronto para ganhar o tetracampeonato brasileiro. Ganhar pouco mais de 50% dos pontos não parece muito para quem tem impressionantes 73% de aproveitamento até aqui. Mas para conseguir a primeira das vitórias que faltam há um desafio duro. Hoje, às 19h30m, em Salvador, o adversário será o único time que rivaliza com o Fluminense em quase todos os quesitos do segundo turno do Brasileiro: o surpreendente Bahia.
Em campo, estarão os dois times de melhor aproveitamento no returno. O Fluminense, que é também o melhor do campeonato, ganhou 74% dos pontos, contra 66% do Bahia. São 20 pontos conquistados no segundo turno pelo tricolor carioca contra 18 dos baianos. O duelo de no estádio de Pituaçu reúne, ainda, os dois times que mais venceram na segunda metade da competição: foram seis vitórias do Fluminense e cinco do Bahia. A diferença é que o líder do campeonato mantém tal rendimento desde o início. Já os baianos vivem incrível ascensão. No primeiro turno, ganharam 17 pontos. Agora, em nove rodadas do returno, somaram 18.
O lateral Carlinhos alertou que o Fluminense terá pela frente um adversário totalmente diferente do que foi goleado por 4 a 0 no turno.
— O Bahia mudou muito. Estamos acompanhando o rendimento deles e vai ser um jogo muito complicado — disse.
A história recente da competição também joga ao lado do Fluminense e mostra o quanto é justo enxergar nas próximas rodadas uma contagem regressiva para o tetracampeonato. No formato atual da competição, só uma vez o líder do torneio chegou à 28ª do Brasileiro com pontuação igual ou superior à que o tricolor tem hoje. Em 2007, o São Paulo, que seria campeão com quatro rodadas de antecipação, tinha 63 pontos, apenas um a mais do que tem hoje o Fluminense. No ano passado, por exemplo, o Corinthians, que foi campeão, liderava o Brasileiro na 28ª rodada e tinha, então, só 51 pontos.
Desde 2006, ano do primeiro Brasileiro por pontos corridos com 20 clubes (38 rodadas), o melhor desempenho foi o do São Paulo de 2006. O time terminou a competição com 78 pontos. Ou seja, 16 a mais do que o Fluminense tem hoje. Só que, se mantiver seu aproveitamento atual, o time de Abel Braga fará ainda melhor e terminará o campeonato com um novo recorde: 84 pontos, seis a mais do que o time paulista. Em média, os campeões brasileiros no formato atual de competição tiveram 73 pontos. O que obrigaria o Fluminense a fazer apenas mais 11 pontos daqui até o fim. O pior desempenho de um campeão na história do torneio com 20 clubes é do Flamengo em 2009. Na ocasião, o rubro-negro chegou ao título com 67 pontos, somente quatro a mais do que o Fluminense já conquistou a dez rodadas do fim.
— Nossa campanha está fugindo um pouco do parâmetro dos outros anos. Mas se pararmos de fazer isso, um outro time estará pronto para ocupar o nosso lugar. Temos que manter o rendimento. Queria muito dizer quando o campeonato será decidido. Mas ainda faltam dez jogos. A começar pelo Bahia, que será um rival complicado. Temos que jogar bem e manter a diferença que temos na liderança — disse Carlinhos.
O Fluminense terá uma mudança em relação ao time que venceu os clássicos contra Botafogo e Flamengo. Thiago Neves, que está na seleção que enfrenta o Iraque, amanhã, está fora da partida contra o Bahia. O técnico Abel Braga não deu entrevista coletiva ontem e, com isto, a escalação não foi confirmada oficialmente. No entanto, Rafael Sóbis treinou na equipe titular e deverá ser o escolhido. Com isto, o time terá três atacantes em Salvador.
Ontem, nas Laranjeiras, Abel fez um rápido trabalho tático, preocupando-se mais com o posicionamento dos jogadores em campo do que, propriamente, com a construção de jogadas. Depois, como de hábito, insistiu na repetição de jogadas de bola parada, tendo o cuidado de pedir para que nenhuma câmera ficasse apontada para o campo.
Para ser campeão, o Fluminense se mobiliza em todas as direções. Uma delas, pedir o apoio da torcida. O site oficial do clube exibe um vídeo estrelado pelos jogadores. Nele, o elenco faz o papel de torcedor e há uma mensagem pedindo para que os tricolores compareçam aos estádios. Considerando as partidas como mandante, aparentemente a liderança do Brasileiro não tem servido para mobilizar a torcida. Até agora, o Fluminense tem média inferior a 10 mil pagantes por partida.
Em Salvador, no entanto, a torcida parece mobilizada. Ontem à tarde, pelo menos cem pessoas esperavam o time no aeroporto da capital baiana. E Fred, o artilheiro do Brasileiro, foi o mais assediado pela torcida.
Bahia desfalcado
No Bahia, o técnico Jorginho não terá os atacantes Souza, Jones e Júnior, todos machucados. Ele mantém a dúvida se escalara Elias e Cláudio Pitbull no time titular. O treinador tenta conter a euforia da torcida baiana com a reação do time no segundo turno:
— Ainda n ão tiramos o Bahia da situação difícil. Temos que lutar para vencer o Fluminense.
Bahia: Marcelo Lomba, Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Diones, Hélder e Zé Roberto; Gabriel e Elias (Pitbull). Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Rafael Sóbis; Wellington Nem e Fred. Juiz: Raphael Claus (SP).

Nenhum comentário: