12.12.2013

PRÓTESE PENIANA Mitos e verdades sobre a prótese peniana

Descubra tudo o que você sempre quis saber sobre prótese peniana, mas nunca teve coragem de perguntar!


O preconceito ainda é grande, muitos homens preferem permanecer no desconhecimento, mas o assunto precisa ser tratado. A prótese peniana avançou nestas quatro décadas e é uma alternativa para homens com disfunção erétil orgânica. Cerca de 20% deles não respondem ao tratamento medicamentoso e precisam recorrer ao equipamento.
Cercadas de mitos e desconhecimentos, as próteses penianas passaram por uma série de avanços, sendo consideradas até hoje a opção mais segura e eficaz para homens com disfunção erétil orgânica. Estudos mostram que cerca de 52% dos brasileiros entre 40 e 70 anos apresentam algum tipo de disfunção erétil, cerca de 25 milhões de homens com o problema no país.
“As próteses penianas são indicadas quando o homem possui disfunção erétil orgânica e não responde mais aos medicamentos e às injeções – que são aplicações de medicamento diretamente no corpo cavernoso para facilitar a ereção. Cerca de 20% dos homens com disfunção erétil não obtêm resultados com o tratamento medicamentoso”, explica o urologista Sidney Glina, chefe do Departamento de Urologia do Hospital do Ipiranga, em São Paulo. 
Mitos e Verdades sobre as próteses penianas infláveis
Eu continuo sentindo prazer após a colocação da prótese?
Verdade. Se o homem costumava sentir prazer na relação sexual, ele vai continuar com a sensação após a implantação da prótese peniana. Como não se mexe na inervação e nem na glande, a sensibilidade fica totalmente preservada.
Eu vou ejacular usando prótese peniana inflável?
Verdade. Se o homem ejaculava antes da implantação da prótese, ele vai manter a ejaculação após o implante.
O pênis fica firme o suficiente para ter uma relação sexual prazerosa?
Verdade, nas próteses infláveis o pênis fica bastante rígido, já que os cilindros se preenchem com o líquido do reservatório, fazendo o papel do sangue.
Se eu tiver relação com alguém e não contar que uso prótese, a pessoa vai perceber?
Depende. A prótese é discreta e fica inteiramente contida no corpo, sem nenhum dispositivo aparente e externo. Pode sim passar despercebida.
Eu corro o risco de inflar a prótese acidentalmente e me colocar em uma situação embaraçosa?
Mito. As próteses infláveis são acionadas pelo próprio homem por meio de uma bombinha localizada no escroto, por isso este risco é pequeno.
Se eu abraçar alguém, a pessoa vai achar que estou com uma ereção?
Mito. No caso das próteses infláveis isso não acontece, uma vez que o homem tem o controle da ereção e consegue voltar ao estado de repouso do pênis após a relação sexual.
A cirurgia para colocação da prótese peniana é complicada?
Mito. O procedimento cirúrgico é seguro e o período de internação varia em torno de 24 horas. As próteses mais modernas apresentam um revestimento com antibióticos, o que reduz a ocorrência de infecção. É preciso esperar seis semanas até ter a primeira relação sexual e uma semana para dirigir.
Como funciona?
Existem dois tipos de próteses penianas: as maleáveis e as infláveis. As próteses penianas maleáveis são compostas de dois cilindros metálicos revestidos por polietileno e com uma camada de silicone. Estas próteses permitem que o paciente posicione o pênis para cima na ocasião do coito ou para baixo, após a relação sexual, criando uma ereção permanente.
Já as próteses infláveis simulam a fisiologia da ereção normal por meio da implantação de dois cilindros, uma bomba e um reservatório. Para obter uma ereção, o paciente aciona uma pequena bomba implantada no escroto que, ao ser pressionada, transfere o líquido do reservatório para os cilindros, ocorrendo a ereção. Para desinflar, o paciente deve acionar a mesma bombinha, que irá esvaziar os cilindros e deixar o pênis na posição de repouso.

Nenhum comentário: