12.11.2013

Medicamentos usados para tratar úlceras estomacais podem causar deficiência de vitamina B12

Inibidores da bomba de prótons e anti-histamínicos H2RA deixam o organismo vulnerável ao problema, que quando não tratado pode causar demência

O Globo


Remédios para gastrite podem ocasionar demência quando a falta de vitamina B12 não é tratada.
Foto: StockPhoto

  Medicamentos para gastrite podem ocasionar demência quando a falta de vitamina B12 não é tratada. StockPhoto
NOVA YORK - Um estudo americano com 200 mil pessoas publicado na “Journal of the American Medical Association” descobriu a relação entre pessoas que tomam comprimidos de inibidores da bomba de prótons (PPIs) ou anti-histamínicos H2RA para gastrites e úlceras e a deficiência de vitamina B12. Essas pessoas ficariam mais vulneráveis ao problema, que quando não tratado pode causar demência e outros danos neurológicos.
Os autores do estudo dizem que os riscos aparecem quando o medicamento é administrado por mais de dois anos, sendo mais forte em mulheres e em jovens.
PPIs e H2RAs são comumente prescritos para pacientes com sintomas de úlcera, azia e indigestão. Os comprimidos são comprados livremente nas farmácias, sem precisar de receita.
O ácido estomacal é necessário para absorver vitamina B12 dos alimentos como carnes, peixes e laticínios. E os problemas causados pela falta da vitamina B12 podem ser contornados com suplementos e injeções. O que acontece na maioria das vezes é que os sintomas, como letargia, são negligenciados. Para quem desconfiar, a dica é medir os nívels de vitamina B12 em um simples exame de sangue.

Nenhum comentário: