12.13.2013

Aprovação da presidenta da República passou de 54% para 56%.

 000_Mvd6581764.jpg


                     PRESIDENTA MAIS QUE APROVADA 

Levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília
792 comentários
Segundo Ibope, Dilma recupera rapidamente os índices
de aprovação registrado antes dos protestos de
junho. (Foto: Reprodução Globo News)
A avaliação positiva do governo Dilma Rousseff subiu seis pontos percentuais e passou de 37% em setembro para 43% no levantamento atual, apontou pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (13).
A avaliação positiva inclui o percentual de eleitores que considerou o governo como "ótimo" ou "bom". Dos entrevistados, 8% consideraram ótimo e 35%, bom.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal, entre 23 de novembro e 2 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Mesmo com o aumento de seis pontos, o governo Dilma ainda não retomou os índices de aprovação registrados no começo deste ano. Em março, a avaliação positiva foi de 63%. Em julho, atingiu 31% e, em setembro, passou para 37%.
O percentual de eleitores que considerou o governo "ruim"  oscilou dentro da margem de erro, de 22% para 20% – 9% acharam ruim e 11%, péssimo. Consideraram a administração Dilma como "regular" 35% dos eleitores – em setembro eram 39%.

A aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff se manteve estável – passou de 54% para 56% e oscilou dentro da margem de erro.

Os que desaprovam a maneira da presidente governar somaram 36% em novembro contra 40% em setembro. Aumentou ainda o percentual dos que acreditam que o restante do governo será "ótimo" ou "bom" – 45% na pesquisa atual contra 39% em setembro. Outros 30% avaliaram que o restante do mandato da presidente será "regular" e 21% acham que será "péssimo" ou "ruim".

A confiança da população na presidente Dilma Rousseff se manteve estável, no percentual de 52%.
Avaliação por áreas
De nove áreas avaliadas pelo Ibope, a aprovação aumentou em sete. Em educação, o índice dos que aprovam as políticas do governo federal passou de 33% em setembro para 39% na pesquisa divulgada nesta sexta. O percentual de desaprovação diminuiu de 65% para 58%, mas mais da metade dos ouvidos ainda não estão satisfeitos.
A área da saúde é aprovada por 26% – em setembro eram 21%. A aprovação das politicas de segurança pública passou de 24% para 27%. As de meio ambiente, de 41% para 47%.
A aprovação na área de combate à fome oscilou dentro da margem de erro, de 51% para 53%. No combate ao desemprego, o percentual de aprovação foi de 39% para 47%.
Considerando as áreas econômicas, a aprovação passou de 22% para 24%, dentro da margem de erro, em relação aos impostos. No combate à inflação, de 27% para 31%. Em relação à taxa de juros, foi de 23% para 28%.

A pesquisa CNI/Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira, 13, apontou que a avaliação positiva da presidente Dilma Rousseff subiu de 37% para 43% em relação ao último levantamento, feito em setembro. No mesmo período, a sondagem registrou uma queda de 39% para 35% dos entrevistados que consideram o governo regular e o porcentual dos que o avaliam como ruim ou péssimo oscilou dentro da margem de erro, de 22% para 20%.

Desde julho, a presidente cresceu 12 pontos percentuais entre os entrevistados que consideram o governo ótimo ou bom. Na pesquisa anterior, Dilma também havia subido seis pontos percentuais em relação ao levantamento de julho, quando registrou 31% de avaliação positiva.

Maneira de governar

O porcentual dos entrevistados que aprovam a maneira da presidente Dilma Rousseff de governa oscilou de 54% para 56% r. A variação ocorre dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, de setembro.
O porcentual dos entrevistados que desaprovam a maneira de Dilma governar, entretanto, caiu no mesmo período, de 40% para 36%. O indicador vem caindo desde julho, quando ela tinha 49% de reprovação da maneira de governar, superando, na ocasião, aqueles que a aprovavam, que eram 45%.

Isso ocorreu logo após o início dos protestos de rua país afora. Foi a única vez que ela registrou uma reprovação superior à aprovação da maneira de governar desde que assumiu a presidência, em 2011.
A pesquisa foi feita entre 23 de novembro e 2 de dezembro, com 15.414 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 727 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: