3.04.2015

Lista de Janot chega ao STF com nomes de Eduardo Cunha e Renan Calheiros


Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado já foram 

informados, mas negam; material chegou à Corte nesta tarde

AE
Eduardo Cunha_AgBr.jpg
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha
Renan Calheiros_AgBr.jpg
O presidente do Senado, Renan Calheiros
  Chegou no Supremo Tribunal Federal na tarde desta terça­-feira, 3, a lista de parlamentares que serão investigados na Operação Lava Jato, enviada pelo procurador-­geral da República, Rodrigo Janot. O ministro Teori Zavascki, do STF, deve deferir ou indeferir os pedidos de abertura de inquérito até esta sexta-­feira, quando também tornará o conteúdo oficialmente público. Os documentos estão no prédio do Supremo dentro de uma caixa e passarão por um trâmite burocrático para ganhar um protocolo.

Dentre os que serão investigados estão os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB­-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), respectivamente. Ambos foram informados pelo vice-­presidente da República, Michel Temer, na última sexta-­feira, 27, de que constam como relacionados na lista de Janot, como investigados na Lava Jato.

O vice-­presidente recebeu Janot em sua residência oficial, o Palácio do Jaburu, na manhã de quinta-­feira, 26, em agenda que só foi divulgada posteriormente. Na ocasião, foi divulgado que a reunião teve como assunto questões orçamentárias do Ministério Público Federal.

Os pedidos de abertura de inquéritos para investigar políticos citados na Operação Lava Jato devem chegar ainda nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os casos serão encaminhados ao ministro Teori Zavascki, relator na Corte das ações relativas ao esquema de corrupção na Petrobrás. A expectativa é que as peças, elaboradas com base nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, sejam enviadas por Janot nos próximos dias.

O procurador ­geral deve pedir, na maioria dos casos, que o STF autorize investigações contra parlamentares e autoridades com prerrogativa de foro mencionados pelos delatores. Ele também pode oferecer denúncia diretamente, se achar que já há indícios suficientes de participação de políticos no esquema, ou solicitar o arquivamento do trecho da delação referente a algum nome.

Tanto Temer quanto Cunha negaram que foram informados sobre a lista de Janot. Já o vice-­presidente Michel Temer informou, por meio de sua assessoria, que não recebeu nenhum dos nomes da lista de parlamentares que serão investigados na Operação Lava Jato. Eduardo Cunha (PMDB­RJ), negou que tenha sido comunicado sobre a possível inclusão de seu nome da lista dos políticos envolvidos na Operação Lava Jato. "Ninguém me comunicou de nada". E o nome do senador  Aécio ? Vai ficar no sigilo? 

Nenhum comentário: