3.07.2015

50 é o novo 30: famosas revelam seus segredos de beleza diários

4

Cecília Leite
Do UOL, em São Paulo

Beleza aos 50: famosas seguem rotina de cuidados com a pele e o corpo20 fotos

1 / 20
Para manter um aspecto saudável, famosas, como Demi Moore (à direita), Xuxa e Sandra Bullock (à esquerda), seguem dietas moderadas e investem em cosméticos e receitas para cuidar da pele e corpo. A seguir, conheça as dicas de beleza das celebridades que chegaram lindas aos 50 Getty Images/Divulgação/Fotomonatgem/UOL
Beber bastante água, dormir bem, optar por uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e manter cuidados diários com a pele são regras básicas para quem deseja manter uma aparência jovial. Para conhecer os segredos de quem chegou aos 50 esbanjando aparência invejável, como é a rotina da modelo e apresentadora Monique Evans, 58, e da apresentadora e empresária Solange Frazão, 52. 
Monique é naturalmente morena, mas possui muitas sardas e pintas. O protetor solar de dupla função, que também uniformiza a tez, é o seu queridinho. "Adoro me bronzear, e esse filtro ajuda a retardar o envelhecimento da pele, cobre olheiras e outras imperfeições. É bem prático, por isso uso diariamente", conta. Além do protetor, ela também gosta de usar cremes e ácido leve na face. "Faz só dois anos que comecei a dar mais atenção para o rosto. Em um dia, passo vitamina C, que compro na farmácia, no outro, uso ácido de manipulação, que ajuda a renovar a pele", conta. Por outro lado, a apresentadora considera que visita pouco sua dermatologista. "Uma vez por ano, procuro fazer tratamento com peeling e retocar meu botox na região da testa e nariz", explica. 
Já Solange Frazão se sente mais bonita atualmente do que quando tinha 25 anos. "O tempo pode parecer vilão, mas é preciso aproveitá-lo para ele virar seu aliado. Beleza e maturidade formam uma dupla imbatível", acredita. Todos os dias, a empresária costuma tratar a tez com espuma de limpeza facial para, em seguida, aplicar tônico específico para pele oleosa. A rotina de cuidados é finalizada com hidratante de FPS 60 e um creme para área dos olhos. "Se tenho algum compromisso logo cedo, aplico primer antes de começar a fazer a maquiagem e não dispenso base específica para o meu tipo de pele."
Ampliar

Famosas chegam aos 40 esbanjando juventude e beleza; conheça os truques21 fotos

1 / 21
Para chegar com tudo aos 40 anos, a genética não basta. Famosas como Jennifer Lopez, Angélica e Carolina Ferraz (na foto, da esq. para a dir.) além de fazerem sábias escolhas em cabelo e make, investem em outros cuidados. A seguir, conheça os segredos das celebridades para conquistar um visual natural na idade considerada os novos 30 Leia mais Getty Images/Divulgação/TV Globo/Montagem/UOL
À noite, a empresária retoma o ritual de beleza, retirando a maquiagem com ajuda de lenço umedecido e espuma demaquilante. "Não deixo de lado os cremes específicos noturnos, com clareadores e vitamina C. Todos os produtos que uso são manipulados e específicos para o meu tipo de pele." Em relação à alimentação, Solange conta que acrescentou a geleia real a sua dieta. "Acredita-se que a geleia real possui propriedades antienvelhecimento, melhora a produção de colágeno na pele e a saúde visual. Todas as manhãs, em jejum, coloco uma medida em baixo da língua. Me faz bem e me sinto disposta", diz.
Quando visita a dermatologista, ela recorre aos tratamentos mais leves, com laser e luz pulsada, pois sua ideia é manter uma beleza natural. "Acho bonito a mulher saber envelhecer naturalmente, sem muitos artifícios e mudanças. Quero adiar o envelhecimento de forma sempre saudável." Solange reforça que os hábitos saudáveis e a prática de exercícios cinco vezes por semana contribuíram muito para sua aparência.
Dicas das especialistas 
Uma boa noite de sono e a inclusão das vitaminas C e E no cardápio fazem diferença. "Essas vitaminas são responsáveis por diminuir linhas e rugas, por estimular a flexibilidade da pele e melhorar a textura, pigmentação e prevenir manchas", explica a dermatologista Paula Chicralla, no Rio de Janeiro, responsável por indicar e acompanhar os tratamentos de Monique Evans. 
A dermatologista Katia Volpe, que atende em São Paulo e Campo Grande (MS), acompanha Solange Frazão e, para ela, cada idade exige cuidados diários específicos. "Porém, todos os casos pedem uso de filtro solar diariamente e reaplicação várias vezes ao dia. Outra dica é usar creme ou sérum antipoluição. A partir dos 30, visitar um dermatologista a cada seis meses é ideal para começar a prevenir a perda de colágeno", finaliza.
Ampliar

Vitamina C retorna aos cuidados da beleza; veja produtos para pele e cabelo27 fotos

1 / 27
Entre uma temporada e outra, um novo ativo surge com a promessa de cumprir maravilhas na pele e nos cabelos. Com a vitamina C não foi diferente. Ela passou reclusa por um tempo e foi submetida a novos testes para comprovar a sua eficácia como escudo contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Agora, a vitamina C está de volta. Segundo Susy Rabello, dermatologista do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, "a vitamina C é fundamental para a síntese de colágeno e para a manutenção da derme. E é ligada diretamente à aparência saudável da pele". Entre as funções do componente estão o poder rejuvenescedor, a ação antioxidante e o processo cicatrizante. Os produtos com vitamina C em sua fórmula não contêm contra indicações de uso e podem ser inseridos na rotina de cuidados a partir dos 21 anos. "Sabemos que a vitamina de uso tópico é melhor absorvida sendo usada em cremes com porcentagens do principio ativo em torno de 10 a 20%", completa Susy. Veja, a seguir, uma seleção de produtos, tanto para os cabelos quanto para a pele, com o ativo. Por Tatiana Izquierdo, do UOL, em São Paulo Divulgação

Veja também

Nenhum comentário: