3.06.2015

Geração Selfie


Apenas garotas participaram das entrevistas. Com idades entre 15 e 18 anos, as jovens convidadas estudam no ensino médio, na universidade e em cursos de profissionalização. Algumas já moram sozinhas, outras com os pais, a maioria só com a mãe. Mas todas coincidiram em uma opinião: cantadas de rua são horríveis e as deixam constrangidas.
Na antevéspera do Dia Internacional da Mulher, as seis adolescentes também falaram sobre concurso de belezas, sobre o que mudariam (ou não) no próprio corpo, sobre brinquedos de menina e de menino e muito mais. Elas comentaram histórias como a de Vanessa Vöss Braga, uma adolescente de 14 anos de Canguçu (RS), que enfrentou o preconceito do "padrão de beleza ideal" e participou de um concurso de beleza mesmo sem ter o biotipo típico de uma "miss".
Geração Selfie #10: Thamires Oliveira da Silva  (Foto: G1)
THAMIRES, 18 ANOS
Thamires Oliveira da Silva estuda edição em vídeo e é a filha mais velha de três. Ela mora na Zona Sul de São Paulo com o irmão, a irmã e a mãe. "Minha mãe é minha rainha", resume Thamires, que diz ter aprendido com ela a se amar do jeito que é. "Eu acho que se eu nasci gordinha era pra ser gordinha, eu sou bonita assim. Se eu nasci com o cabelo cacheado era pra ser assim. Eu amo meus olhos, minha boca, tudo."

Geração Selfie #10: Ana Rosa Caldeira (Foto: G1)
ANA ROSA, 18 ANOS
Ana Rosa Caldeira começou, em 2015, o segundo ano do curso de ciências sociais na Universidade de São Paulo (USP). Ela é militante da Frente Feminista da USP e do Rua - Juventude Anticapitalista. Para a jovem, no 8 de Março as mulheres não devem receber nada, e sim continuar lutando. "Todo esse respeito que a gente vem conquistando na sociedade é porque a gente está lutando por ele. A gente não recebeu nada de graça."

Geração Selfie #10: Adrielly Navas (Foto: G1), 16 ANOS
Depois de ganhar fama como organizadora de rolezinhos na Zona Leste de São Paulo, Adrielly "Dricca" Navas ganhou milhares de seguidores no Facebook, onde costuma postar muitos posts e selfies. A adolescente diz que "acha" que é feminista, mas também admite que às vezes preferia ser homem. "Homem tem aquele instinto de que ele pode pegar várias e nunca é galinha. Agora, se a menina pega, ela é a mais falada do bairro, né?"

Geração Selfie #10: Camila Batisti (Foto: G1)
CAMILA, 15 ANOS
A modelo gaúcha Camila Batisti trabalha e estuda em São Paulo, onde mora na Zona Sul com a mãe, que ela também considera sua melhor amiga. Feminista assumida, a jovem diz que mulher não é um objeto sexual e merece os mesmos direitos e condições que os homens. "A mulher tem o direito de seguir seus sonhos tanto quanto os homens".

Geração Selfie #10: Larissa Devidé Prado  (Foto: G1)
LARISSA, 17 ANOS
Larissa Devidé Prado ainda cursa o ensino médio e pretende fazer vestibular para medicina. Moradora da Zona Noroeste de São Paulo, ela acredita que um dos maiores problemas das mulheres brasileiras hoje é o "fiu-fiu", as cantadas que os desconhecidos soltam nas ruas, e com as quais ela sofre desde os 14 anos. "Eu, por exemplo, não posso sair de casa assim, de shorts, de legging, eu já evito. Por medo".
Geração Selfie #10: Barbara Reis  (Foto: G1)
BÁRBARA, 17 ANOS
Estudante que sonha em um dia ser jornalista, Bárbara Reis mora na Grande São Paulo. Ela é uma das colaboradoras da Revista Capitolina, um site voltado para meninas adolescentes. Para Bárbara, a geração atual de mulheres não é tão diferente de suas mães. "Acho que tem muito mais diferença entre minha geração e a da minha avó. Mas ainda existem muitos jovens conservadores".

Nenhum comentário: