3.01.2015

Rio de Janeiro - Tom Jobim - Rio 450 anos






Multidão se diverte na festa dos 450 anos do Rio na Quinta da Boa Vista

Carioquice foi reverenciada pelas vozes mais importantes da MPB.
À meia-noite, festa terminou com 'Cidade maravilhosa' e queima de fogos.

Daniel SilveiraDo G1 Rio
Rio de Janeiro foi reverenciado pelas vozes mais importantes da MPB na noite deste sábado (28). Na véspera de seu aniversário de 450 anos, um grande show na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, reuniu um time de mais de 20 artistas e atraiu cerca de 40 mil pessoas. A festa, que começou por volta das 21h40, terminou pontualmente à meia noite, com uma queima de fogos ao som de “Cidade Maravilhosa”.
A apresentadora Fernanda Gentil foi a mestre de cerimônias da festa, batizada de “Rio 450 anos – o Show”. A loira lembrou que estavam presentes os cariocas da gema e os cariocas de coração: "A carioquice é um estado de espírito", destacou. E chamou a Banda 450 anos para dar início ao show com "Valsa de uma cidade". Num telão, ao fundo do palco, eram exibidas paisagens da cidade.

Vanessa da Matta canta Tom Jobim em show pelo aniversário do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Durão/G1)A previsão meteorológica indicava que o show deveria acontecer debaixo de chuva. Mas, São Pedro foi parceiro de São Sebastião e fez com que apenas uma fina garoa caísse na abertura do show. Pouco depois da metade do evento, a lua surgiu em meio às nuvens.
Vanessa da Matta canta Tom Jobim em show pelo aniversário do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Durão/G1)

Vanessa da Mata foi a primeira a se apresentar. Ela cantou “Samba do Avião” e “Corcovado”, ambas do maestro Tom Jobim, a quem já havia dedicado um álbum.
Diogo Nogueira na Quinta (Foto: Alexandre Durão/G1)Diogo Nogueira arrancou gritos eufóricos do público feminino (Foto: Alexandre Durão/G1)
Na sequência, o sambista Diogo Nogueira arrancou gritos eufóricos do público feminino. Trajando um terno rosa, ele exaltou duas grandes marcas da Cidade Maravilhosa descritas nas músicas “Copacabana”, de Alberto Ribeiro e João de Barro, e “Ela é Carioca”, de Tom Jobim.
Caetano e Baby (Foto: Alexandre Durão/G1)Caetano Veloso e Baby do Brasil cantaram juntos "Menino do Rio" (Foto: Alexandre Durão/G1)
Caetano Veloso subiu ao palco em seguida, levando o público a cantar junto o grande hino da Bossa-Nova, “Garota de Ipanema”. Logo depois ele cantou “Menino do Rio”, de sua autoria. No meio da canção ele recebeu Baby do Brasil, que consagrou a música com sua voz inconfundível. Os dois trocaram olhares carinhosos e fez o público se encantar.
Fernanda Abreu na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Fernanda Abreu na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)
A próxima atração foi a carioquíssima Fernanda Abreu. “Essa é minha homenagem à mulher carioca”, disse antes de começar a cantar “Garota Carioca Swing Sangue Bom. Em seguida, ela fez a multidão cantar em coro seu maior sucesso, “Rio 40 graus”. Na primeira vez que executou o refrão, a cantora símbolo do verão carioca corrigiu a sensação térmica atual, cantando “Rio 50 graus”.
Marcelo D2 e Arlindo Cruz (Foto: Daniel Silveira/G1)Marcelo D2 e Arlindo Cruz cantaram juntos "Na Veia" (Foto: Daniel Silveira/G1)
Marcelo D2 chegou na sequência de Fernanda Abreu. Ele começou cantando “Rio – Puro Suco” para, em seguida, convidar o sambista Arlindo Cruz para cantarem juntos “Na veia”.
Zeca Pagodinho na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Zeca Pagodinho era uma das atrações mais esperadas na Quinta da Boa Vista (Foto: Daniel Silveira/G1)
Uma das atrações mais aguardadas, Zeca Pagodinho fez o público delirar e cantar, quase em uníssono, a clássica “Voz do Morro”, de Zé Keti. “Eu sou o samba, sou natural daqui do Rio de Janeiro”, diz um dos versos da canção.
Simoninha surgiu logo depois, cantando Balanço Zona Sul. Seu irmão, Max de Castro, cantou, logo depois, “Rio do meu amor”.
Erasmo Carlos (Foto: Alexandre Durão/G1)Erasmo Carlos (Foto: Alexandre Durão/G1)
Estremecendo a plateia, Erasmo Carlos veio logo depois cantando “Carango”, canção que foi eternizada na voz de Wilson Simonal, pai dos dois cantores que se apresentaram antes do Tremendão. “Close”, composta em parceria com Roberto Carlos, encerrou a apresentação dele.
Ana Carolina na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Ana Carolina era uma das atrações mais aguardadas pelo público na Quinta da Boa Vista (Foto: Daniel Silveira/G1)
Os gritos entusiasmados demonstraram que Ana Carolina era uma das artistas mais esperadas da noite. Ela cantou um clássico de Chico Buarque, “Partido Alto”.
Toni Garrido na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Toni Garrido convidou o público a se abraçar antes de cantar "Solteiro no Rio de Janeiro" (Foto: Daniel Silveira/G1)
Toni Garrido se apresentou logo depois. Com a energia e carisma que lhe são peculiares, ele cantou “Samba do Carioca”, de Vinícius de Morais e Carlos Lyra, e “Solteiro no Rio de Janeiro”. Antes desta canção ele convidou o público a se abraçar.
Frejat na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Frejat cantou o clássico de Tim Maia "Do Leme ao Pontal" (Foto: Daniel Silveira/G1)
Em uma apresentação pouco entusiasmada, Paula Toller cantou “Coisas do Brasil”. O público pouco interagiu, ao contrário do que aconteceu logo depois, quando Roberto Frejat fez todo mundo pular cantando “Do Leme ao Pontal”, de Tim Maia.
Herbert Viana na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Herbert Viana na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)
Logo depois, Herbert Vianna, acompanhado por Bi Ribeiro e João Barone, levou nostalgia ao palco cantando “Óculos”, que foi acompanhada pelo público.
Jorge Ben Jor na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Jorge Ben Jor chamou "o síndico", que "está lá em cima" (Foto: Daniel Silveira/G1)
O tijucano mais famoso do mundo foi novamente lembrado no show quando Jorge Bem Jor cantou “W.Brasil”. O nome de Tim Maia era projetado no fundo do palco toda vez que ele cantava “eu vou chamar o síndico, ele está lá em cima”.
Paulinho da Viola na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Paulinho da Viola emocionou o público  (Foto: Daniel Silveira/G1)
O portelense Paulinho da Viola se apresentou depois de Jorge Bem Jor. Ele emocionou a todos cantando “Foi um Rio que passou em minha vida”.
O sambista Martinho da Vila exaltou o bairro onde se criou, cantando duas músicas do eterno “poeta da Vila”, Noel Rosa. Foram elas “Palpite Infeliz”, e “Feitiço da Vila”.
Gilberto Gil na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Gilberto Gil mandou "Aquele Abraço" para todo o Rio de Janeiro (Foto: Daniel Silveira/G1)
A carioquice foi fortemente abraçada quando Gilberto Gil subiu ao palco e cantou “Aquele Abraço”. A imagem do Cristo Redentor ao fundo compunha ainda melhor o que a música ilustrava.
Arlindo Cruz (Foto: Alexandre Durão/G1)Arlindo Cruz voltou ao palco depois de cantar com Marcelo D2 (Foto: Alexandre Durão/G1)
Arlindo Cruz voltou ao palco acompanhado pelo Neto. Toda a plateia cantou junto o refrão de “Meu Lugar”, de autoria do sambista, que reverencia seu bairro de origem, Madureira.
Neguinho da Beija-Flor na Quinta (Foto: Daniel Silveira/G1)Neguinho da Beija-Flor foi o último a se apresentar no show pelos 450 anos do Rio (Foto: Daniel Silveira/G1)
O sambista anunciou a próxima atração destacando que “ele já ganhou 13 carnavais”. Neguinho da Beija-Flor foi ovacionado ao cantar “O Campeão – Domingo eu vou ao Maracanã”.
Terminada a apresentação de Neguinho da Beija-Flor, Fernanda Gentil voltou ao palco e comandou a contagem regressiva para o grande final. Pontualmente à meia noite pipocaram no céu fogos de artifício. No palco, a maioria dos artistas se reuniu para cantar junto à Banda 450 anos o hino “Cidade Maravilhosa”. Novamente uma fina garoa caiu sobre a Quinta da Boa Vista e o público foi deixando o espaço aos poucos.
Queima de fogos durou cerca de 10 minutos e emocionou o público que acompanhou os shows na Quinta da Boa Vista (Foto: Daniel Silveira / G1)Queima de fogos durou cerca de 10 minutos e emocionou o público que acompanhou os shows na Quinta da Boa Vista (Foto: Daniel Silveira / G1)

Artistas na Quinta cantam "Cidade maravilhosa' (Foto: Daniel Silveira/G1)Artistas encerraram o show cantando em coro o hino 'Cidade Maravilhosa' (Foto: Daniel Silveira/G1)

Nenhum comentário: