3.04.2015

Dilma recebe líderes do Congresso para tentar se aproximar da base

Presidente tem reunião marcada no Planalto com senadores e deputados.a

Entre os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Pepe Vargas (Relações Institucionais), a presidente Dilma Rousseff recebe os líderes dos partidos da base do governo no Senado, no Palácio do Planalto, em Brasília (Foto: José Cruz/Agência Brasil)Entre os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Pepe Vargas (Relações Institucionais), a presidente Dilma Rousseff recebe os líderes dos partidos da base do governo no Senado, no Palácio do Planalto, em Brasília (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
A fim de sinalizar que deseja se aproximar do Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff se reúne nesta quarta-feira (4), no Palácio do Planalto, com os líderes dos partidos da base aliada no Senado e na Câmara dos Deputados.
Nesta terça (3), o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), devolveu ao governo federal a medida provisória 669/2015 que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas. Parte do ajuste fiscal, a medida foi reenviada pelo Planalto em formato de projeto de lei com pedido de urgência – o texto precisa ser aprovado pelo Legislativo para virar lei.
No início da semana, Dilma ofereceu jantar ao PMDB no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, do qual participaram ministros e parlamentares da legenda, além do vice-presidente da República, Michel Temer. Presidente nacional do partido, ele disse após o encontro que Dilma se reunirá semanalmente com os partidos que compõem o governo.
A expectativa é que após os encontros os parlamentares falem à imprensa sobre como foram as reuniões, o que ficou decidido e como eles procederão no Congresso. A pauta do encontro não foi divulgada oficialmente, mas faz parte das medidas que Dilma deve tomar para se aproximar dos partidos da base.
As reuniões com deputados e senadores dos partidos aliados no Palácio do Planalto começaram há algumas semanas. Responsável pela interlocução do governo com o Congresso, o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, participou de rodada de encontros com parlamentares das legendas da base para explicar as medidas de ajuste fiscal do governo e pedir apoio na votação delas.
Escalados pelo governo para apresentar às legendas aliadas o pacote fiscal, os ministros Pepe Vargas, Aloizio Mercadante (Casa Civil), Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central) participaram na semana passada de jantares com parlamentares do PMDB e PSD.

Nenhum comentário: