8.11.2010

Dicas para retardar o envelhecimento da pele

Especialista fala sobre os produtos oferecidos pelo mercado.
Não tem jeito! A primeira parte do nosso corpo que começa a demonstrar os sinais do tempo é mesmo o rosto. As explicações são óbvias: a constante exposição ao Sol, ao vento e à poluição.
E os problemas não são apenas as rugas, mas também as manchas na pele. Então, como retardar este processo?
“O envelhecimento da pele começa por volta dos 25 anos de idade, período em que a maioria das mulheres aposta em produtos que atuam em quatro características principais de envelhecimento da pele: a alteração da textura e cor, rugas, sulcos e flacidez”, afirma o dermatologista Maurício Sato, do Hospital Nossa Senhora das Graças.
De acordo com o especialista, os anti-idades ou também chamados de antissinais são indicados para os indícios de envelhecimento específicos da pele.
“Numa pele manchada pela exposição crônica ao Sol, o produto tem como função o clareamento e não o tratamento de rugas e flacidez”, esclarece ele.
Vale lembrar que os cremes são fabricados de acordo com as faixas etárias dos clientes: 25 a 30 anos, 30 a 40 anos e 40 e acima de 50 anos.
“Uma paciente de 25 anos dificilmente terá flacidez na face. Por isso, o produto deverá ter apenas filtro solar associados a antioxidantes, que têm poder preventivo”, destaca.
Ainda, segundo o especialista: “Em uma pele com mais de 50 anos é necessário associação de creme e procedimentos dermatológicos como, por exemplo, para as manchas o plaser-luz pulsada, para as rugas de expressão, o botox e os sulcos, os preenchimentos”.
E para quem tinha dívidas sobre o uso de produtos industrializados e manipulados, Dr. Maurício explica: “Os produtos industrializados atendem às principais queixas da população e a uma demanda maior. Já os cremes manipulados têm a vantagem de tratar a queixa dermatológica de cada paciente especificamente. Assim, há a possibilidade de utilizar maior concentração de algum componente, como, os ácidos”.
O dermatologista afirma ainda que, embora os cremes apresentem uma função de rejuvenescimento da pele, uma alimentação balanceada também pode desempenhar um papel importante na estética facial.
“O grão do café e o açaí, por exemplo, possuem substâncias antioxidantes que agem na prevenção e no tratamento da alteração da cor da pele causadas pelo Sol”.
Fonte:Sua Dieta

Nenhum comentário: