8.09.2010

Meninas na puberdade cada vez mais cedo

Estudo mostra que meninas estão começando a desenvolver os seios precocemente, com 7 e 8 anos
O Globo com New York Times
RIO - Um novo estudo do Centro Médico do Hospital das Crianças, em Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos, mostra que as meninas de 7 e 8 anos já estão começando a desenvolver os seios, um sinal alarmante de que a puberdade pode estar surgindo cedo demais. A pesquisa incluiu 1.239 meninas entre 6 e 8 anos recrutadas em escolas e examinadas em três diferentes hospitais: na Escola de Medicina do Monte Sinai, em Manhattan, no Hospital das Crianças de Cincinnati, e na Universidade da Califórnia, em São Francisco.
O estudo, o último divulgado sobre o tema, investigado a fundo na última década, procura investigar saber as causas de por que as meninas estão chegando mais cedo à puberdade e como isso as afeta psico-socialmente.
O novo estudo não considerou a idade em que as meninas começaram a menstruar.
Uma das hípóteses para a puberdade estar sendo antecipada seria o aumento das taxas de obesidade, já que a gordura corporal seria uma das produtoras dos hormônios sexuais. Alguns pesquisadores também desconfiam de que a exposição a elementos químicos no meio ambiente poderiam alterar os efeitos do estrogênio, mas essa suposição não foi ainda comprovada.

Nenhum comentário: