1.30.2011

Atitudes que você pode tomar para diminuir riscos de problemas cardíacos

Sorrir, evitar raiva, ter fé. Atitudes simples que podem ser de grande valia para prevenir problemas cardíacos. Rir relaxa os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo. Quando sentir raiva, respire fundo, conte até 10 e procure manter a calma e esquecer. Cultivar raivas contrai as artérias, disparando o coração e deixando o sangue mais grosso e fácil de coagular. Por incrível que pareça, participar de uma atividade religiosa, orar ou meditar alivia o estresse.

Concentrar-se numa atividade antes de passar para outra ajuda a amenizar a ansiedade. Procurar fazer atividades físicas fora da academia também ajudam a prevenir o infarto. Você pode abolir o elevador pelo menos uma vez ao dia, praticar atividades de artesanato e alongar-se constantemente. Dormir oito horas por noite também evita problemas no coração.

Na alimentação procure consumir laticínios light ou desnatados, que possuem cálcio e vitamina B; nozes e castanhas, pois elas mantém o ritmo cardíaco firme e evitam a formação de coágulos; peixe e carnes magras também diminuem o risco de doenças cardiovasculares; soja e grão de bico reduzem inflamações nas artérias; frutas hortaliças são ricas e antioxidantes e o azeite de oliva e o óleo de canola aumentam o colesterol bom e reduzem o ruim.

Para completar, não esqueça de fugir do cigarro, evitar poluição e o barulho em excesso.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário: