1.31.2011

Overdose de Cafeína

Overdose de cafeína ocorre somente após 42 xícaras de café

C. CLAIRBORNE RAY
DO "NEW YORK TIMES"
Cafeína em excesso pode matar? Em casos muito raros, overdoses de cafeína já foram fatais. A dose oral estimada para causar a morte, que varia devido a fatores como o peso da pessoa, é de 5 a 10 gramas.
Seria muito difícil, provavelmente impossível, ingerir cafeína suficiente para morrer bebendo o café comum. Segundo estimativas do governo, uma xícara de 225 ml de café moído contém de 60 a 120 miligramas de cafeína. Considerando uma quantidade de cafeína de um lado e uma dose fatal de outro, você teria de beber pelo menos 42 xícaras em uma dada ocasião.
Mas a cafeína é encontrada em quantidades maiores nas bebidas energéticas, em medicamentos e preparações de ervas.
Concentrações de cafeína no plasma sanguíneo acima de 15 miligramas por litro de sangue podem causar reações tóxicas, e overdoses de cafeína são uma causa relativamente comum de emergências de envenenamento, com 4.183 casos relatados em 2007 pela Associação Americana de Centros de Controle de Venenos

Saiba mais:

Jovem morre de overdose de cafeína ao tomar equivalente a 70 energéticos

Necrópsia de britânico que morreu em abril foi divulgada nesta quarta-feira.
Michael Lee Bedford tomou pó de cafeína 'às colheradas' dura

Caso de Michael Lee Bedford foi retomado pelo site da revista 'Time' 
Caso de Michael Lee Bedford foi retomado pelo site
da revista 'Time'
Um britânico de 23 anos de idade morreu por overdose de cafeína, noticiou o site da revista “Time”. Michael Lee Bedford teria consumido em excesso pó de cafeína comprado por meio da internet.
Pode-se consumir o estimulante tomando café, bebidas energéticas, refrigerantes ou comendo chocolate. Bedford ingeriu pó “às colheradas” durante uma festa. Quando morreu, em abril, tinha em seu organismo o equivalente a 70 latas de energético, revela necrópsia divulgada nesta quarta-feira (3).
Segundo Eric Braverman, médico ouvido sobre o caso, uma dose letal de cafeína equivaleria a 10 mil miligramas, ou 100 xícaras de café – desde que consumidas em um curto período.
Em setembro, ainda segundo o site, um americano do estado do Kentucky acusado de assassinar a esposa alegou como defesa o fato de estar “intoxicado por cafeína”, que havia consumido excessivamente bebidas energéticas e pílulas para emagrecer. O exagero o teria deixado “mentalmente instável”, levando-o a confessar um crime que não havia cometido.
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: