2.03.2011

CUIDADOS COM O AR-CONDICIONADO NO VERÃO


Cuidados com o ar-condicionado no verão
Mantenha seu aparelho bem limpo e fuja das doenças que ele pode trazer.

As temperaturas aumentam e, por mais que brasileiro adore o verão, é impossível fugir das mordomias propiciadas por um aparelho de ar-condicionado. Porém, não basta só ligar e desligar esta maravilha tecnológica. Aliás, é na época em que mais usamos o ar que os cuidados com a limpeza devem ser ainda mais rigorosos.
Isso porque o aparelho usado no seu trabalho, na sua casa ou até mesmo no seu carro pode trazer diversas doenças transmissíveis pelo ar, caso não seja feita uma limpeza periódica. Este é o alerta do Dr. Rosita Fontes, do Bronstein Medicina Diagnóstica / DASA.
O médico, especialista em medicina do trabalho, explica que as paredes dos tubos do ar-condicionado parecem cavernas com alta concentração de ácaros, bactérias, fungos, vírus e transmissores de doenças. A falta de cuidados de limpeza pode acarretar ou mesmo agravar doenças pré-existentes como conjuntivites, problemas respiratórios como bronquite e rinite e uma série de outras reações alérgicas.
De acordo com o especialista, isso acontece porque o ar frio paralisa os cílios (pelos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto ao ar que respiramos. “Com esta paralisação, os agentes causadores de problemas alérgicos permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias”, afirma.
A influência do ar-condicionado na incidência de doenças respiratórias não acontece pelo fato de baixar a temperatura do ambiente. “O ar quente exerce o mesmo efeito. O problema é que o ar-condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas. O ressecamento destrói anticorpos e enzimas que atacam germes invasores, predispondo as pessoas às infecções”.
Estabelecimentos que usam o sistema de ar condicionado central devem ter o Plano de Manutenção Operacional e Controle (PMOC), exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O médico lembra que um fator importante é a escolha correta da empresa que fará a manutenção, assim como os produtos utilizados. “Tanto a empresa como os produtos utilizados devem estar registrados na ANVISA”, finaliza o especialista.
Dicas de manutenção
- Limpe o filtro do ar-condicionado uma vez por mês. Basta retirar o filtro e lavar com água corrente. Em locais com muita exposição à poeira, a higienização deve ser feita quinzenalmente.
- Não se esqueça de mandar o aparelho para manutenção pelo menos uma vez por ano. Geralmente não sabemos fazer a limpeza da parte interna. Por isso, contrate um serviço especializado.
- Na praia, o cuidado deve ser redobrado. Devido à maresia, o processo de corrosão do aparelho pode ser acelerado.

Nenhum comentário: