2.01.2011

BOLSA DE ESTUDO NA FRANÇA


Bolsa de excelência para master na ENS-Lyon

A Ecole Normale Supérieure - ENS de Lyon abriu a seleção para a Bourse Ampère, uma bolsa de excelência acadêmica destinada a estudantes internacionais que desejam ingressar em formações de Master (1 ou 2) nas áreas das ciências exatas, letras e ciências humanas.

Os estudantes selecionados receberão 1000€ por mês durante 12 meses e estarão isentos do pagamento das taxas de inscrição administrativa da escola.

Para concorrer à bolsa o estudante deve ter até 26 anos de idade e comprovar nível avançado de proficiência em língua francesa.

Date limite de candidatura: 25 de fevereiro de 2011

Mais informações
http://www.ens-lyon.eu/23577289/0/fiche___pagelibre/&RH=ENS-LYON-FR-VENI...
Programa Grenoble-Brasil 2011-2012

Pelo sexto ano consecutivo, as universidades de Grenoble anunciam para 2011-2012 o já tradicional programa de recepção exclusiva e privilegiada aos estudantes brasileiros

O Programme Grenoble-Brasil oferece mais de 50 vagas em formações de nível master, doutorado e diploma de engenharia. Duas vias de acesso são possíveis:

Programa de intercâmbio

Dirige-se aos estudantes de universidades parceiras da Universidade de Grenoble que tenham validado no Brasil o mínimo de 6 semestres de estudos em graduação.



Conheça as universidades brasileiras parceiras
do Programa Grenoble-Brasil

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

PUC-MG - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

UFPB - Universidade Federal da Paraíba

UFPR - Universidade Federal do Paraná

USP - Universidade de São Paulo




Os estudantes são selecionados por sua própria universidade no Brasil (entrar o contato com o serviço de relações internacionais da universidade), que envia a candidatura à Universidade de Grenoble.

Os créditos obtidos durante o ano universitário em Grenoble podem ser validados pela universidade de origem.

O prazo de candidatura para aqueles que desejam se candidatar para o primeiro semestre letivo na França é 16 de maio de 2011; para aqueles que desejam se candidatar somente para o segundo semestre, o prazo de candidatura é 17 de outubro de 2010.

Programa de diploma

Dirige-se aos estudantes titulares de um diploma de graduação ou de mestrado que desejam obter um diploma francês reconhecido em toda a Europa (master, diploma de engenharia e doutorado).

O curso de master tem a duração de 2 anos. O recrutamento é feito tanto no primeiro ano, como diretamente no segundo ano, mediante dossiê dos candidatos.

Os estudantes das universidades parceiras de Grenoble têm prioridade (consultar quadro acima).
O prazo de candidatura é  30 de março de 2011.

* * *

O Programa Grenoble-Brasil  não é um programa de financiamento, mas de recepção privilegiada dos estudantes. Ele oferece:

- Um curso intensivo de francês no mês de outubro. A maioria das aulas são ministradas em francês, portanto um conhecimento mínimo de francês pode ser exigido. É recomendável (nível B2 do Conselho da Europa ou TCF4);
- Acompanhamento nas etapas administrativas e pedagógicas (antes da chegada a Grenoble e durante o ano universitário);
- Ajuda para encontrar uma habitação na residência universitária ou na cidade (custo por conta do estudante).

Para financiamento dos estudos, existem diversos programas de bolsas, tanto franceses quanto brasileiros e europeus. As datas e os procedimentos diferem de um programa para o outro. Consulte aqui diversos programas de bolsas existentes.

Mais informações http://www.grenoble-univ.fr/programme-bresil/

Nenhum comentário: