2.03.2011

SAIBA COMO SE PROTEGER DAS OTITES NO VERÃO


Saiba como se proteger das otites no verão
Descuido com higiene do ouvido faz com que casos de otite cresçam em até 70% no verão. Tampões e protetores auriculares ajudam a prevenir o problema.

Mesmo com as férias chegando ao fiml, o calor do verão faz aumentar o número de pessoas que buscam um refresco na água do mar ou da piscina. As crianças então, nem se fala. Elas adoram brincar com a água nesta época do ano e muitas até brigam para não sair dela. O único problema é o descuido com os ouvidos. A excessiva exposição à água acaba aumentando a umidade no conduto auditivo externo e faz com que os casos de otite aumentem em até 70% nesta época do ano.
O tipo mais comum dessa inflamação é causado por germes e fungos presentes na água. Apesar de a doença atingir também os adultos, especialistas afirmam que as crianças são as que mais sofrem com o problema, devido à condição anatômica do ouvido e a maior incidência de infecções virais e bacterianas nesta fase da vida. Estima-se que 20% delas, com até quatro anos de idade, tenham pelo menos uma otite por ano.
Quadros de otite, quando ocorrem com frequência, podem trazer sequelas graves, como a perda permanente do nível de audição, que ocasiona muitas vezes atrasos no desenvolvimento da linguagem, distúrbios de fala e menor habilidade no aprendizado. “Uma otite mal tratada pode ocasionar desde uma perda momentânea até problemas mais graves de audição, como a perfuração do tímpano.”, alerta a fonoaudióloga Sandra Braga.
Como, geralmente, as crianças não têm a sensação de ouvido tampado tão apurada quanto a dos adultos, só reclamam quando há dor.  Por isso, os pais devem ficar atentos aos sintomas, principalmente se a criança estiver coçando os ouvidos e apresentar vermelhidão, inchaço ou secreção no local. Ainda assim os médicos afirmam: a prevenção é o melhor remédio.

Veja que cuidados são necessários incluir na rotina para prevenir o problema:
• Usar protetor auricular ou tampão de ouvido é uma das alternativas mais eficazes. Ele evita a entrada de água nos ouvidos e pode ser inclusive, confeccionado a partir de uma pré-moldagem personalizada. Nesses casos, eles precisam ser refeitos de tempos em tempos, sempre que houver necessidade.
• Secar bem os ouvidos após nadar, mergulhar ou após o banho. Usar apenas uma toalha de papel ou mesmo papel higiênico na ponta do dedo indicador.
• Evitar nadar e mergulhar em águas poluídas.
• Nunca introduzir cotonetes, grampos ou outros objetos no canal externo do ouvido.
• Nadadores com otite externa recorrente não devem se esquecer dos protetores auriculares e de secar bem os ouvidos após o contato com água.
• Nunca pingar nada no ouvido além dos remédios recomendados pelo seu médico.
• Procurar sempre um otorrinolaringologista quando tiver dor de ouvido. Outras doenças podem estar associadas a esta dor ou mesmo à otite externa e somente o médico poderá orientá-lo adequadamente.

Nenhum comentário: