1.31.2011

saude

CRONOFARMACOLOGIA: A HORA QUE VOCÊ TOMA O REMÉDIO FAZ TODA A DIFERENÇA

Cronofarmacologia: a hora que você toma o remédio faz toda a diferença
Fique atento ao horário de tomar o remédio. Segundo especialistas, ele tem papel fundamental no resultado do tratamento.

Você sabia que a hora que você toma o remédio pode fazer diferença no tratamento, inclusive com relação à eficácia do medicamento? Por isso, profissionais do ramo de farmácia se empenham para avaliar o melhor momento para o consumo do remédio, de acordo com o seu principio ativo.
O planejamento precisa levar em conta a rotina do paciente e, inclusive, algumas particularidades do organismo de cada um. Ou seja, antes de dizer qual a melhor hora para tomar o remédio, o médico precisa investigar fatores como o sono, a alimentação, rotina de trabalho, ritmo do sistema digestivo e metabólico além da produção hormonal.
De acordo com a Cronofarmacologia, ciência que cuida da agenda biológica, a partir desse controle prévio é possível até mesmo diminuir os efeitos colaterais dos remédios. Segundo essa ciência, sem um cronograma exato definido previamente, mesmo um remédio receitado corretamente pode ter seus efeitos minimizados e até prejudicar o tratamento.
A expectativa dos especialistas que apóiam essa técnica é de que esses novos preceitos da prática clínica sejam adotados progressivamente e não só os médicos, mas também a sociedade seja orientada sobre a melhor hora de ingerir o remédio e que a própria bula venha com orientações cronofarmacológicas. Ao paciente caberá, portanto, comunicar ao seu médico os desconfortos causados e discutir com ele uma melhor forma de atenuar esses problemas, cogitando mudar o horário de ingestão dos remédios sem desistir do tratamento logo de cara.
Especialistas explicam que em razão do ritmo circadiano, base do ciclo biológico que regula as partes físicas e psicológicas do corpo humano, as funções orgânicas variam de pessoa a pessoa, mas se repetem a cada 24 horas. Conhecer essa regularidade é justamente o que ajudará a entender por que tomar o remédio na hora marcada melhora a absorção de suas substâncias e a distribuição de seus princípios e efeitos positivos pelo organismo.

Veja qual a melhor hora para tomar alguns remédios seguindo a lógica da cronofarmacologia:
- Especialistas afirmam que por volta das 8 horas da manhã, ocorre um pico de hormônio cortisol, que eleva os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Por esse motivo, quem sofre com problemas do coração precisa estar protegido pelos remédios logo nesse horário.
- À noite, quando o ritmo das tarefas diminui, é que se percebe mais as dores. Por isso, esta é a melhor hora para se tomar analgésicos.
- Drogas psiquiátricas geralmente têm efeito sedativo. Algumas até podem causar distúrbios motores e de atenção. Por isso, a recomendação dos especialistas é que elas sejam ingeridas sempre antes de dormir.
- É preciso estar atento ao tipo de antibiótico receitado pelo médico. Alguns precisam ser ingeridos ainda em jejum e outros após as refeições. Se tomados de maneira errada terão seus efeitos prejudicados.
Mas lembre-se de que essa é apenas uma orientação geral. Não tome medicamentos por conta própria e converse sempre com o médico de sua confiança para saber o que melhor funciona para o seu caso.
Sua Dieta

Nenhum comentário: