2.02.2011

Descobertos seis planetas fora do sistema solar


O número de exoplanetas pode duplicar
O telescópio espacial Kepler detectou seis planetas que orbitam em redor de uma estrela similar ao sol. Além disso, descobriu mais de mil possíveis novos planetas fora do sistema solar.
O anúncio foi feito hoje, quarta-feira, numa conferência de imprensa, onde os cientistas se referiram a esta como a mais importante descoberta na busca por exoplanetas (aqueles que orbitam à volta de estrelas que não o Sol) nos últimos 15 anos.
O novo sistema planetário foi encontrado pelo satélite Kepler, da Nasa, ao redor de uma estrela batizada de Kepler-11, situada a 18,92 quatrilhões de km (2 mil anos-luz) da Terra.
Cinco dos planetas agora descobertos estão muito próximos da sua estrela e percorrem a sua órbita completa em 10 a 47 dias. Muito quentes, estão longe de oferecer condições propícias à vida. O sexto planeta, mais longe da estrela, percorre a sua órbita em 118 dias.
Na conferência de imprensa, a Nasa anunciou ainda que o telescópio Kepler registou mais de mil possíveis planetas fora do nosso sistema solar. Quer isto dizer que o número de exoplanetas pode duplicar: até hoje sabe-se da existência de 500. A existência desses exoplanetas ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que 90 por cento sejam confirmados.
Lançado em 2009 pela Nasa, o telescópio espacial Kepler tinha como missão procurar planetas irmãos da Terra susceptíveis de sustentar vida, ao observar mais de 100 mil estrelas parecidas com o Sol.

Nenhum comentário: