2.03.2011

Unidades de Policia Pacificadoras (UPP) devolve esperança de paz a Santa Tereza no Rio de Janeiro


Moradores vibram com anúncio da ocupação de bairro castigado por anos de violência

Rio - Com a certeza de que receberá uma das próximas Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), um dos bairros mais charmosos da cidade já vive a expectativa de voltar aos seus tempos áureos. Até segunda-feira, policiais começarão a patrulhar os morros da região, devolvendo aos moradores e artistas a esperança na revitalização da ‘Montmatre carioca’, como classificou o governador Sérgio Cabral — em referência ao bairro de Paris — ao anunciar o início do processo de pacificação.
Em suas ruas estreitas, Santa Teresa exibe sinais dos anos como refém da violência: imponentes casarões desvalorizados, pontos turísticos abandonados e poucas pessoas circulando para apreciar o belo casario. O bairro receberá uma das três UPPs previstas para a região — na ação, a polícia vai ocupar ainda favelas do Estácio, Rio Comprido e Catumbi. Cerca de 30 mil moradores serão beneficiados.

“Esperamos mudança significativa porque o bairro não se acostuma com a violência. Nunca deixamos de receber turistas, mas os cariocas voltarão a desfrutar de Santa Teresa”, afirmou a presidente da Chave Mestra — Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa, Regina Marconi. Polo de cultura, gastronomia e boemia, a ‘Montmatre carioca’ abriga cerca de 100 ateliês, além de dezenas de bares, restaurantes e museus.
Apaixonada pelo bairro onde vive há 23 anos, a funcionária pública Eugênia Rodrigues, de 36, já faz planos de voltar a visitar com tranquilidade o Parque das Ruínas, as Paineiras e o bondinho. “Fiquei muito feliz. A UPP vai reduzir as chances de balas perdidas, o barulho dos bailes funk e o medo que sentíamos. Reclamamos com autoridades, mas ninguém ia lá por causa do tráfico. Agora não vou mais sair do bairro por nada”, promete.
Uma das UPPs previstas ficará no Complexo de São Carlos, de onde partiram os tiros que, mês passado, atingiram o prédio da Prefeitura do Rio e um helicóptero de TV.
Ladeiras cheias de charme

Reduto da boemia da capital francesa, Montmartre é conhecido como um dos principais pontos turísticos de Paris. Artistas expõem suas obras pelas ladeiras do bairro, restaurantes ficam lotados e há uma agitada vida noturna.

Tudo bem parecido com a carioquíssima Santa Teresa, que hospedou a cantora Amy Winehouse durante sua passagem pelo Brasil, no mês passado.

O gosto pela festa é outra semelhança com o bairro parisiense. Durante o Carnaval, Santa Teresa é eleita por milhares de foliões no Carnaval, que disputam espaço nos concorridos blocos Céu na Terra e das Carmelitas.
Intenso tiroteio durante operação

Cerca de 40 policiais do Batalhão de Choque e do 1º BPM (Estácio) fizeram ontem operação de reconhecimento das áreas que serão ocupadas na semana que vem pelas forças estado. Na chegada ao Morro do Fallet, no Catumbi, houve intenso tiroteio, mas ninguém ficou ferido. O carro blindado teve que sair da operação após falha mecânica.
Os policiais percorreram ainda os morros do Fogueteiro, no mesmo bairro; São Carlos, no Estácio; e Prazeres, em Santa Teresa. Para a dona de casa Maria Ednalva Campos, de 52 anos, deixar de conviver com o medo de tiros será o maior benefício. “O que todo mundo quer é paz. Se for para o bem, podem fazer o que for preciso”
O Dia

Nenhum comentário: