5.14.2011

Brasil: 70,8% dos miseráveis são negros


|
  13-Mai-2011
Neste 13 de maio, em que se completam 123 da abolição da escravatura no Brasil, recomendo a leitura da entrevista da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, publicada hoje no Estado de S. Paulo . Ela traça um diagnóstico preciso da realidade da população negra no Brasil.

Segundo o último censo demográfico (2010), negros e pardos constituem metade da população brasileira. E cada vez mais, assumem a cor da pele, o que sinaliza - pondera a ministra - uma mudança de mentalidade positiva.

Apesar dos avanços sociais no país, negros e pardos constituem 70,8% dos 16,2 milhões de miseráveis identificados pelo governo federal. Serão, portanto, o principal público-alvo do programa Brasil Sem Miséria, lançado pela presidenta Dilma Rousseff e a ser detalhado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) nos próximos dias.

De acordo com a ministra, há a tendência no Brasil de se considerar natural "a presença de negros na condição de pobreza". Asssim a ministra, também, a importância das ações afirmativas, como as cotas nas universidades.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário: