5.11.2011

Queda de Cabelo

Salões não são os únicos culpados pela perda de cabelos

A queda pode estar relacionada com a diabetes tipo 2 e infeções bacterianas

The New York Times
Perda de cabelos pode ser mais que um dos efeitos negativos dos produtos químicos usados nos salões de beleza, pode ser sinal de diabetes tipo 2 Perda de cabelos pode ser mais que um dos efeitos negativos dos
produtos químicos usados nos salões de beleza, pode ser sinal de diabetes tipo 2 
Estudo apontou que mulheres com perda de cabelos mais intensa apresentavam índices mais altos de diabetes tipo 2 e infecções bacterianas do couro cabeludo
Muitas mulheres negras sofrem com a perda permanente de cabelos, mas pouco se pesquisou sobre as causas do problema, geralmente ignorado e tratado como uma mera preocupação cosmética. Ainda assim, a química usada para o alisamento dos cabelos há tempos é suspeita de colaborar com essas causas.
Agora, em uma das primeiras tentativas de avaliar o real motivo da perda de cabelo entre esse grupo, pesquisadores apontaram que aproximadamente um terço de um grupo composto por 326 negras apresentava um tipo de perda capilar central chamada de alopecia cicatricial centrífuga central, ou ACCC, diagnosticada quase que exclusivamente em mulheres negras.
O estudo informal, publicado no periódico Archives of Dermatology, também apontou que mulheres com perda de cabelos mais intensa apresentavam índices mais altos de diabetes tipo 2 e infecções bacterianas do couro cabeludo do que mulheres com pouca ou nenhuma perda de cabelos.
Mulheres com perda de cabelos intensa também mostraram mais probabilidade ao uso de tranças, entrelaçamentos e apliques.
Angela Kyei, autora líder do artigo e chefe residente no Instituto Clínico de Dermatologia e Cirurgia Plástica de Cleveland, nos Estados Unidos, afirma que, embora serviços de salões de beleza, como tranças apertadas e entrelaçamentos, possam contribuir com a ACCC, estados clínicos como o diabetes tipo 2 também têm um papel importante na perda de cabelos.
Diabéticos tendem a ser mais suscetíveis a infecções, inclusive do couro cabeludo, ela aponta. Isso acaba por predispor algumas mulheres à perda de cabelos após tratamentos feitos em salões de beleza.
"Ignorar a perda de cabelos, tratando sua causa como um mero problema cosmético, é uma abordagem errada".
Veja

Nenhum comentário: