5.11.2011

GULA: APRENDA A COMBATÊ-LA!

O significado da sua gula: aprenda a combatê-la!
Um dos sete pecados capitais está com os dias contados para acabar!

Tem vezes em que a vontade de comer alguma coisa doce só passa depois que a gente ataca um brigadeiro! Ou então, é a vontade de tomar mais um cafezinho no decorrer do dia que persiste. Todo mundo tem vontade de comer alguma coisa, mesmo sabendo que não faz bem à saúde ou que vai prejudicar a dieta.
Mas, não se trata só de ter vontade! Seu corpo pode estar necessitando de alguma substância para seu bom funcionamento. Descubra o significado de sua gula e aprenda a melhor maneira de combatê-la!
Quero comer doce: seu corpo precisa de cromo, fósforo, enxofre e triptofano. Sacie sua vontade comendo uvas, queijo, frango, peixe, ovos, espinafre, nozes e uva-passa.
Desejo de chocolate: falta de magnésio no organismo. Delicie-se com  castanhas, ervilha e maracujá.
Vontade de comer pão: está faltando nitrogênio. Você pode comer alimentos ricos em proteínas como carne, nozes e grãos.
Querendo comer fritura: é falta de cálcio no organismo. Coma brócolis, couve, queijo ou gergelim.
Desejando um cafezinho: seu corpo necessita de fósforo, enxofre, cloreto de sódio e ferro. Acabe com a vontade ingerindo carne, ovo, laticínios magros, nozes, grãos, pimenta vermelha, alho, cebola ou algas.
Beber refrigerante: é de cálcio que seu corpo precisa. Você pode comer queijo, brócolis, couve ou gergelim.
Porém, se o seu caso for um destes dois extremos, fique atento!
Está com muito apetite: é falta de silício, triptofano e tirosina. Sacie suas vontades comendo nozes, grãos, queijo, uva passa, acerola, caju e laranja.
Mas, se estiver sem apetite: seu organismo precisa de vitamina B. Coma nozes, feijão e fígado.
Gula 


O desejo insacíável de comer. Ligado ao desejo humano de sempre querer mais e mais e mais e nunca ficar satisfeito. A gula é aquele desejo sem igual de comer sem cessar, de comer tudo o que se vê pela frente, de papar a janta toda e ter direito a bem mais do que uma sobremesa. Não chegamos a palitar o dente porque a gula não deixa. Não fechamos a boca.

Muitas vezes desconsiderado como pecado... Afinal, como se peca ao comer? Peca-se pelo excesso. Pela extravagância. Por se estufar sem necessidade alguma. Não só ligado a comida, liga-se ao extremismo com a bebida. Mesmo as não-alcóolica. A gula é a representação da fuga de algum outro desejo nosso. Como fugimos para esquecer os problemas. Vide qualquer mulher pós-término e em TPM, exemplo clássico. Eu me incluo dentro dessa estatística. Também ligado a sexualidade - e problemas sexuais.

De todos os pecados, a gula e a luxúria são os mais interligados. Afinal, sexo e comida andam juntos. Vide termos como chupar, morder, comer, e assim vai, ligados tanto a comida quanto ao sexo. Também temos os alimentos afrodisíacos, não acreditados por muitos, mas que aparentemente existem. Comprovados ou não pela ciência, a mítica gastronomia erótica vem acompanhando a humanidade em sua história. Afinal, a essência de alguns alimentos seriam capazes de aumentar o líbido e levantar defunto. E vai-se uma lista inteira de sementes, polpas, frutos e etc que possuam tais poderes.

Dessa forma, e por esse fato, não há como separar a gula da luxúria. Afinal, haveria pecado maior do que comer algum alimento até explodir só para se explodir em sexo?

Segundo o dicionário Aurélio, gula é o "apego excessivo a boas iguarias", ou ainda "excesso na comida e na bebida".

Nem mesmo a igreja católica, classificando-a entre um dos sete pecados capitais, preocupa-se com as razões que levam os seus fiéis a comer sem prazer qualquer tipo de alimento, sem conseguir saciar aquilo que, naquele momento, o inocente pecador chama de fome.
Em verdade o guloso não tem consciência de que aquilo que para ele nem sempre é um problema, está carimbado como um estigma desde suas primeiras horas de vida: todos nós começamos a conhecer o mundo através da boca.

Uma criança nasce, cresce e chora. Está com fome, com frio,solitária, não consegue entender o que está acontecendo. Fica assustada e confusa. Em qualquer uma dessas situações a mãe
pega a criança e a leva ao seio: a criança se sente bem novamente.

Quando o bebê chora a mãe associa o choro à fome e mesmo que a criança esteja saciada oferece o peito que é aceito prontamente como forma de carinho e aconchego. E nós adultos, o que fazemos? Sentimos fome, vamos à geladeira. Sentimos frio, vamos até a geladeira. Estamos solitários, vamos até a geladeira. Não entendemos o que está acontecendo no mundo, vamos à geladeira. Estamos deprimidos, vamos à geladeira.

Na realidade, para cada situação de insatisfação, solidão, depressão, buscamos a comida...

E quanto mais se come, mais se perde o controle, desencadeando um sentimento de frustração, ansiedade e culpa, gerando assim uma grande insatisfação pessoal e também com o mundo.

A gula pode ser encarada como um comportamento "over", excessivo, que se manifesta em vários outros planos como o emocional, sexual, social, financeiro, etc.

A gula é, portanto, um importante sinalizador que avalia o momento que a pessoa está vivendo; o que precisa ser transformado, mudado ou substituído.

Sintetizando, a gula é um comportamento compulsivo onde existe uma insatisfação total e irrestrita consigo mesmo e a tentativa de encontrar um remédio para esta angústia, desencadeia sentimentos de frustração e ansiedade que se aplacam com o avassalador ataque ao seu objeto de "prazer". Por:
Sonia Cristina Camargo Bessa

Nenhum comentário: