5.10.2011

Rebolando para emagrecer

Zumba Fitness transforma ritmos da dança latina em malhação com muito suor

Rio - Quem quer perder peso sabe que é preciso rebolar. Nas salas das academias de ginástica do Rio, porém, muita gente está levando isso ao pé da letra para garantir a forma e, de quebra, se divertir. A Zumba Fitness, programa aeróbico que está virando moda na cidade, transformou a dança latina e sua profusão de ritmos numa malhação com muito suor.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Professor Adriano Lima em ação na aula de Zumba na A! Body Tech do Rio Sul: dança e muita malhação | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Professores de Zumba garantem que não se trata de uma aula de dança normal. “O astral é outro. Misturamos movimentos da ginástica a salsa, cumbia, samba, forró e até funk”, resume Adriano Lima, que tem lotado uma das salas da A! Body Tech do Rio Sul — a rede foi a primeira a comprar o programa. “Na Europa, tem aulas com até 400 alunos”, destaca.

Improviso virou febre

A Zumba nasceu por acaso. O colombiano Beto Perez ia dar uma aula de localizada quando viu que esquecera o CD em casa. O jeito foi improvisar com a música que tinha na hora na academia — um disco só de ritmos latinos.

Isso foi no fim dos anos 90. Aos poucos, Perez foi desenvolvendo seu programa e o diversificando. Hoje, comanda empresa que certifica professores no mundo todo e os mantém atualizados — todo mês chega um CD novo. A coreografia é livre: o professor só precisa seguir a estrutura da aula e os passos típicos.

Fania Benchimol estreou há duas semanas na Zumba. “Nem parece que fiz exercício! Estou pingando”, brincou, ao fim de uma hora de passos. “É uma aula muito divertida!”, comparou Fania, que já fizera aula de dança ‘normal’ em outra academia.

O segredo da Zumba está nos movimentos de ginástica ‘escondidos’ nas coreografias. “Há trabalho de abdômen e até golpes de boxe”, exemplifica Adriano. Fora a quantidade de saltos. “Transpirar é inevitável já na terceira música”, emenda.

A regionalização é um trunfo da Zumba frente a outras aulas ‘pré-moldadas’ que vêm de fora — por isso que forró e funk têm presença garantida. “Se pedirem, a gente dança até com Paula Fernandes”, brinca Adriano.

A estudante Gabriela May, 15 anos, frequenta as aulas com a mãe, Elizabeth, e já se declara fã. “Você faz ginástica se divertindo, você nem percebe os movimentos!”, conta a adolescente.

Viva voz: Elizabeth May, aluna, 48 anos

“Eu já gostava muito de dançar. A Zumba, então, juntou a isso um pouco de ginástica, foi maravilhoso. É uma atividade muito dinâmica. Percebi que é uma modalidade que queima muita calorias, tanto quanto na esteira. Eu e minha filha, Gabriela, gostamos muito. É divertido!”

Nenhum comentário: