11.19.2011

ESTRESSE É CONTAGIOSO E ENGORDA

Estresse é contagioso, diz estudo

A mulher está mais propícia a ser contagiada pelo estresse. Saiba mais!

Compartilhe:
O grupo de doenças contagiosas cresceu. Além da gripe, hepatite, sífilis e outras doenças, um estudo realizado pela Universidade do Havaí, revelou que o estresse pode ser contagioso. O estudo indica que as mulheres estão mais propensas a pegar esta doença e que uma pessoa pode ficar estressada ao estar em contato direto com alguém com alto nível de estresse.
De acordo com a psicóloga Elaine Hatfield, a mulher consegue absorver com mais facilidade as preocupações e o estresse do amigo, companheiro ou do colega de trabalho. Outro fator que aumenta o risco de ser contagiado pelo estresse fica por conta da repetição de palavras negativas e de insatisfação. As mulheres, sempre mais envolvida com a vida pessoal de terceiros, são as mais afetadas.
A linguagem corporal de uma pessoa estressada também é considerada pelos estudiosos como um fator crucial para este contágio. Segundo o estudo, é possível que as expressões faciais, vocais e a postura sejam imitadas por quem está próximo de um estressado.
Outro estudo revelou que o estresse é a causa número 1 de doenças no ambiente de trabalho. Para alguns especialistas, o estresse vem sendo comparado à peste negra.
Para escapar do contágio pelo estresse, a prática de exercícios físicos diariamente, uma alimentação saudável, o contato com amigos de bem com a vida e a procura por terapias podem ser de grande ajuda.

ESTRESSE ENGORDA

Estresse engorda
Aumento no peso é um dos sintomas do estresse

Compartilhe:
Você anda com a vida atribulada, não tem tempo para se divertir e, para piorar a situação, está engordando a cada dia que passa? Saiba que os quilinhos a mais na balança podem ser resultado de tanta agitação, pois está comprovado que o estresse engorda! Este é, na verdade, um dos sintomas físicos da doença.
O que acontece é que, em situações de estresse intenso, a produção do hormônio cortisol se intensifica e faz com que o nosso metabolismo trabalhe de forma mais lenta. A consequência disso tudo é o aumento do peso e o acúmulo de gordura, principalmente, na região abdominal. Ou seja, quanto mais estressado você ficar, maior o estoque de gordura visceral no seu organismo e mais longe o sonho da barriga chapada.
Por isso, muitas vezes a opção por uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas pode não dar o resultado esperado. Os primeiros sintomas do estresse podem ser percebidos com a alteração do sono, a diminuição no ritmo da respiração, dores frequentes na cabeça e no pescoço, dentre outros fatores.
A melhor opção para quem está passando por este tipo de situação é procurar um médico e, primeiramente, fazer uma avaliação completa. Ao serem descartados os problemas orgânicos, um trabalho conjunto entre nutricionista e psicólogo é o mais indicado.
Algumas mudanças de hábitos também podem te ajudar a vencer esta batalha: dedique mais tempo a você mesmo, permita-se momentos de relaxamento, fique mais em contato com os seus amigos e familiares, pratique exercícios que trabalhem, além da parte física, a sua mente e, é claro, mantenha uma alimentação saudável.

2 comentários:

Mundo de Ideias 13 disse...

Excelente reportagem.

Abraços!

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Valeu
Obrigado pela sua visita.
Um grande abraço