1.11.2012

Inverno 2012 vem recheado de luxo e sofisticação




Grifes brasileiras apostam no glamour para as coleções de inverno. Foto: AgNews
Grifes brasileiras apostam no glamour para as coleções de inverno
Foto: AgNews

Rosângela Espinossi
Os desfiles desse primeiro dia cheio da Semana de Moda Carioca que mostra o inverno 2012 e prova, que apesar da crise mundial, as grifes brasileiras querem glamour, sofisticação e luxo nos dias frios. Se temos mercado, é outra história, mas que na passarela faz um belo efeito, isso faz.
Infográfico: Confira a passarela do Fashion Rio em 360°

Uma profusão de brocados, metalizados, dourados, bordados, pedrarias, jacquard e tecidos caros e chiques vão esquentar a mulher nos dias frios brasileiros. Essa sofisticação surge até mesmo quando as peças são de jeans, como no desfile de Herchcovitch para sua linha mais popular. Se o tecido é um dos mais usados por pessoas de todas as idades, o estilista cria uma moda jovem com contornos de alfaiataria bem feita, cortes e silhuetas impecáveis, sem volumes demais, sem ser secas demais, como ele sabe fazer tão bem.
Saindo do quesito jeans, vale fixar os olhos no luxo das demais grifes, com Cavendish e Sta. Ephigenia, que desfilaram no Fashion Business, como em Acquastudio, Patachou, Alessa e Cantão.
Se a Cavendish trouxe a monarquia dos castelos ingleses para as passarelas cariocas, com suas rendas guipure, lãs dubladas e metalizadas, aplicações de pedrarias nas golas e jacquards magníficos, a Sta Ephigênia sofisticou o inverno com sua tempestade tropical e nuances de cinza e chumbo em peças que deixavam a mulher sofisticada e elegante sem muito peso.
A Acquastudio quis resgatar a alta-costura na hora de confeccionar suas peças trabalhando com uma silhueta mais reta do que de costume, passamanarias metalizadas e tecidos riquíssimos, como rendas em mohair, lãs geometrizadas, crepes e tecidos tecnológicos. Muito dourado também aplicado na barra das meias soquetes que compunham a coleção assinada por Esther Bauman.
O dourado foi o fio condutor da inspiração oriental da Patachou. Seus quimonos reinterpretados traduziam o luxo por meio dos jacquards, dos bordados, das silhuetas alongadas, das golas estruturadas, dos paetês e das alças e debruns de canutilhos. O estilo céu e terra da inspiração de Alessa também trouxe linhas que alongam a silhueta da mulher em tecidos leves, com calças de cintura alta, muita estampa étnica e uma make leve, mostrando uma sofisticação mais livre e solta.
O conforto proposto pela Cantão também trabalhou com brilho, como nos looks de Carol Trentini, que abriu o desfile. Gostosos casacos e vestidos abrigavam uma mulher que ama o luxo, mas não despreza o aconchego.

A Acquastudio quis resgatar a alta-costura na hora de confeccionar suas peças, trabalhando com uma silhueta mais reta  Foto: Roberto Filho/AgNews
A Acquastudio quis resgatar a alta-costura na hora de confeccionar suas peças, trabalhando com uma silhueta mais reta
Muito dourado e tranparências compunham a coleção assinada por Esther Bauman, da Acquastudio  Foto: Roberto Filho/AgNews

Nenhum comentário: