1.12.2012

Troca de prótese mamária rompida vai ser gratuita

Anvisa decide que cirurgias serão oferecidas pela rede pública 

Foto: Reprodução

SILICONE COM RUPTURAS

Rio - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que pacientes com próteses mamárias de silicone das marcas PIP ou Rofil poderão, se tiverem rupturas, fazer cirurgias de substituição gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo que a colocação tenha sido feita na rede privada. A medida vale para quem colocou silicone por motivos médicos ou estéticos.

“A partir do momento em que se constata uma ruptura, o governo identifica necessidade de uma cirurgia reparadora, coberta pelo SUS”, afirmou o diretor do órgão, Dirceu Barbano, ressaltando que o Ministério da Saúde também orienta que planos de saúde cubram o procedimento.

Até agora, a Anvisa tem informação de rompimento de 39 próteses da PIP — 27 só esse ano — e algumas da Rofil (número não definido). A Anvisa está preparando um protocolo. Já está definido que quem colocou próteses da PIP ou da Rofil e não teve ruptura poderá procurar o SUS a partir da próxima semana para fazer exames de avaliação. O mesmo vale para quem não sabe que prótese tem. Se detectado o risco, o SUS cobrirá a operação.
POR CLARISSA MELLO
O Dia

Nenhum comentário: