1.11.2012

TRÊS PASSOS PARA O RELAXAMENTO

Três passos para o relaxamento

Aprenda a relaxar é essencial para viver bem. Confira passo a passo!

Compartilhe:
Mais difícil do que cumprir todas as nossas tarefas diárias, é conseguir um tempinho para dedicar ao nosso relaxamento. Contudo, além de massagem relaxante e alguns truques que nos ajudam a descansar do excesso de exercícios físicos, por exemplo, existem algumas opções simples e rápidas que farão toda a diferença no dia a dia. Confira!
Três passos para o relaxamento:
Aprenda a respirar melhor
Durante uma tarefa e outra, sente-se em uma posição confortável, com as costas retinhas e os braços esticados ao lado do corpo. Durante dez minutinhos, inspire pelo nariz, fazendo movimentos rotacionais com os ombros para trás, por cinco vezes. Durante estes movimentos, solte o ar, também pelo nariz, sempre contraindo a sua barriga. Assim que completar o tempo indicado, retome as tarefas.
Aposte no chá
O chá é uma bebida considerada milagrosa pelos antigos. De fato, ninguém pode negar os seus benefícios medicinais. Por isso, prepare uma receita de chá relaxante e tome várias vezes ao dia.
Ingredientes: 2 colheres de sopa de camomila, 2 colheres de sopa de capim limão, 2 colheres de sopa de melissa, 2 ou 3 folhas de laranja, 2 litros de água.
Modo de preparo: coloque todos os ingredientes em uma panela grande e acrescente a água fervendo. Deixe em infusão por cinco minutos e beba ao longo do dia.
Tome banhos aromáticos
Um bom banho já é capaz de nos relaxar. Imagine, então, um banho com ervas capazes de deixar nosso corpo nas nuvens? Veja as receitas.
Banho de banheira: misture duas gotas de óleo de lavanda à mesma medida de óleo de cidreira e camomila. Despeje em uma banheira de água quentinha e curta o seu banho o tempo que achar necessário.
Banho de chuveiro: espalhe no centro de uma fronha ou um tecido fino, folhas de lavanda, cidreira e camomila. Amarre no chuveiro, onde sai a água, e curta o seu banho!

AYURVEDA PARA RELAXAR

Ayurveda para relaxar
É hora de relaxar e esquecer dos problemas! A técnica indiana Ayurveda, que existe há mais de 5000 anos, está cada vez mais conhecida no Ocidente, e faz com que as pessoas adotem hábitos de vida saudáveis.

Já que a moda é usar e abusar dos costumes indianos, que tal optar por uma das suas mais conhecidas técnicas para se esquecer dos problemas do dia-a-dia e relaxar? A Ayurveda é uma terapia com mais de 5000 anos de existência que vem se tornando cada vez mais comum em todo o ocidente.

O significado da palavra Ayurveda é “ciência da vida”, por isso, para os indianos, essa técnica vai além da idéia de uma massagem. “A Ayurveda é um estilo de vida e não só uma terapia. Os seus efeitos estão relacionados a uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, enfim, a todo um sistema de saúde que previne e trata as mais diversas doenças”, explica Luis Felipe Fernandes, especialista em Terapias Orientais.

Segundo os princípios da Ayurveda, existem três humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas. O primeiro deles, ligado ao ar, é o Vata, que, como o vento, é seco, leve, sutil e agitado. O Pitta, semelhante ao fogo, é caracterizado por ser quente, oleoso e leve. Já o terceiro, o Kapha, está relacionado à água e é úmido, frio e pesado. O desequilíbrio entre esses Doshas corresponde a alterações patológicas no nosso corpo.

“Para nós, os ocidentais, uma massagem mexe com a musculatura e está completamente ligada ao físico. Já para os orientais, está relacionada às energias. Segundo a concepção deles, a dor, ou qualquer outro distúrbio físico, é conseqüência do bloqueio da circulação de energias e é a massagem a responsável por esse desbloqueio”, acrescenta Luis Felipe.

Contudo, vale ressaltar que, apesar desse conceito, a Ayurveda é usada no Brasil simplesmente, como uma técnica relaxante. “Aqui, nós usamos óleos vegetais ao invés de óleos medicamentosos. São 50 minutos de massagem intensa que fazem com que esses óleos penetrem no corpo e possibilitem uma sensação de relaxamento e conforto”, diz o terapeuta.

Se você quiser experimentar essa prática, o preço médio é de R$ 70 Reais por sessão e a indicação é que ela seja feita uma vez por semana. “Essa é a freqüência indicada, mas se a pessoa só puder fazer uma vez por mês, não tem problema. O importante é que ela busque uma alternativa para relaxar o seu corpo e a sua mente”

Nenhum comentário: