9.29.2012

COMO ACABAR COM AS UNHAS QUEBRADIÇAS

Como acabar com as unhas quebradiças

Quem nunca sofreu com este problema?

Toda mulher sabe o quanto é incomodo ter uma unha quebrada. Por isso, é primordial que esta parte do seu corpo ganhe tanta atenção quanto as demais.
De acordo com a técnica de unha, Jaqueline Brito, o melhor tratamento para quem tem esse tipo de problema é cuidar da alimentação, através do consumo de proteínas, vitamina A e cálcio, que as ajudam a crescerem fortes e saudáveis.
Alguns alimentos como queijo, frutos do mar, frutas, carne vermelha e magra, batatas e lentilhas são recomendados, mas ainda assim, dependendo do problema, é necessário procurar um dermatologista. A maioria das mulheres ainda prefere retirar a cutícula, o que não altera em nada o fato da unha ser forte ou fraca. Mas, recomenda-se que se retire apenas o excesso de pele sem empurrar de forma brusca.
“Na parte estética deve-se evitar ficar com as unhas esmaltadas por mais de cinco dias, dando um intervalo de dois a três dias entre cada esmaltação”, afirma a especialista.
Muitas preferem passar uma base simples para ir ao trabalho, porém, as que sofrem com o problema das unhas fracas acabam ficando com as mãos ‘feias’, uma vez que elas acabam batendo na mesa, nas teclas do computador ou enroscando nas lãs do casaco, e por fim lascando e quebrando.
Menos incomodo, mas tão ruim quanto, são as manchas esbranquiçadas (conhecidos como leuconiquia). “A cor normal das unhas é transparente. Para se livrar desses bolsões é necessário deixá-las crescer evitando pancadas. Elas vão se deslocando até chegar à borda livre e a unha ser cortada”, relata Jaqueline.

DOENÇAS QUE PODEM CAUSAR ALTERAÇÕES NAS UNHAS

Doenças que podem causar alterações nas unhas
Confira os sinais que podem aparecer nas suas unhas em casos de algumas doenças.

Muito mais do que uma questão de estética, as unhas refletem a saúde do nosso organismo. Apesar de normalmente ficarem cobertas por esmaltes coloridos, no caso das mulheres, as unhas podem denunciar deficiências ou problemas de saúde. Confira os sinais que podem aparecer nas suas unhas em casos de algumas doenças:
• Anemia: unhas quebradiças, secas, opacas, com vários sulcos transversais, formato côncavo da unha (coiloniquia), descolamento distal (onicólise);
• Doenças renais: engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unha metade marrom, metade clara;
• Doenças hepáticas: na cirrose estão presentes as chamadas "Unhas de Terry"- de cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal na parte distal, unha pálida, amarelada, arredondamento e aumento da unha;
• Doenças gastrointestinais: unhas doloridas, frágeis e que se descolam da parte distal ou descamam. Presença de pontos hemorrágicos;
• Diabetes: unhas grossas, avermelhadas e com visualização de vasos na pele. É comum a presença de micoses, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos;
• Hipertireoidismo: afinamento e enfraquecimento das unhas, descolamento da parte distal e abaulamento;
• Hipotireoidismo: unhas opacas e grossas;
• Lúpus eritematoso: manchas brancas na unha, depressões puntiformes e descolamento da parte distal da unha. Hemorragia da cutícula;
• Reumatismo: unhas amareladas, com sulcos transversais, lúnula (mancha esbranquiçada e semilunar presente na base da unha) avermelhada e engrossamento sob a unha.
 faixa_saude.png

ROER UNHAS PODE ABRIR CAMINHO PARA INFECÇÕES

Roer unhas pode abrir caminho para infecções
Roer as unhas deixa a pessoa exposta a fungos e contaminações. Saiba como parar de roer a unha.

“Vou colocar pimenta na sua unha”. Quantas mães, pais e professores não usaram desta frase para fazer com que crianças parassem de roer as unhas. Mas, mesmo assim, há quem não consiga parar e leve o vício para a vida adulta sem se dar conta dos malefícios causados por essa mania. De acordo com Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista da Santa Casa de Misericórdia, do Rio de Janeiro, o ato de roer as unhas abre espaço para a entrada de infecções.
O ato de roer unhas é causado, muitas vezes, pelo estresse e pela ansiedade. Segundo o farmacêutico especializado em cosméticos, Paulo Henrique Lucas, o aspecto das mãos fica prejudicado, as unhas ficam feias, muitas delas com feridas que sangram, além do ato ser uma porta de entrada para contaminações.
A dermatologista explica que quando você leva a unha à boca, todas as bactérias, vírus e agentes de doença que ficam sobre a unha são ingeridos e a saliva também amolece a queratina da unha, que fica exposta a fungos.
Para quem quer parar de roer unhas, é fundamental saber que não há produtos milagrosos. De acordo com Maria Fernanda Gavazzoni, fórmulas mágicas como esmaltes e remédios não funcionam em adultos e são perigosas para crianças, que podem levar as mãos ao olho ou ingerir. “Parar de roer as unhas depende da vontade de cada um. As pessoas devem se conscientizar que faz mal à saúde e controlar a compulsão de levar a mão à boca”, disse.
Mesmo não havendo fórmulas milagrosas, algumas dicas bem caseiras podem ser de grande utilidade para quem quer deixar de roer as unhas. São elas:
- Ir à manicure toda a semana: ter sempre as unhas limpas e bem feitas ajuda a atenuar o desejo de roer. O conselho serve tanto para as mulheres quanto para os homens;
- Esmaltes coloridos: as cores ajudam a lembrar às mulheres como as suas mãos ficaram mais bonitas e evitam o ato de roer;
- Unhas postiças: o uso deste “assessório” é outra dica. Afinal ficará mais difícil alcançar a própria unha e meter os dentinhos nela. 

Alimentação contra queda de cabelo e unhas fracas

Como evitar a unha encravada

5 dicas para deixar a sua unha perfeita

Nenhum comentário: