Rio -  O Ministério da Saúde anunciou ontem que pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) vão ter acesso de graça medicamentos para tratar sintomas do mal, que atinge principalmente ex-fumantes. Eles vão receber do Sistema Único de Saúde (SUS) os remédios budesonida, beclometasona (corticoides inalatórios), fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol (broncodilatadores).
Budesonida é um dos incluídos na lista | Foto: Divulgação
Budesonida é um dos incluídos na lista | Foto: Divulgação
A partir da publicação da portaria, a rede pública de saúde terá até 180 dias para começar a entregar os produtos à população. Os remédios já podiam ser retirados gratuitamente por pessoas com diagnóstico de asma. Agora, os que sofrem do mal crônico serão beneficiados.
A doença causa falta de ar, fadiga muscular e insuficência respiratória. O mal está relacionado ao tabagismo e à exposição passiva ao fumo, à poeira e à poluição, e acomete especialmente pessoas com mais de 40 anos (15,8%). É uma das principais causas de morte no País.
Segundo dados do ministério, estima-se que no Brasil existam cerca de cinco milhões de portadores da doença. Em 2011, o número de internações foi de 116.707, resultando em gastos de R$ 87,1 milhões dos serviços públicos de saúde. Ainda de acordo com o órgão, de 2005 a 2010, o número de mortes em virtude da doença aumentou 12%, de 33.616 para 37.592.
Estão incluídos também outros tratamentos, como a vacina contra influenza, a oxigenoterapia domiciliar e os exames diagnósticos para deficiência de Alfa-1 (doença caracterizada por níveis muito baixos no sangue ou inexistentes de uma proteína produzida pelo fígado).
Duas substâncias já eram encontradas nas Farmácias Populares: beclometasona e sabutamol. Elas podiam ser compradas  com até 90% de desconto para tratamento de asma leve a moderada.
Agora, os remédios podem ser encontrados nas 557 unidades do programa Farmácia Popular e nas cerca de 20 mil lojas privadas conveniadas ao projeto em todo o País.