9.29.2012

DICAS SOBRE FIBROMIALGIA























Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. A fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas, mas pode estar associada a outras doenças reumatológicas o que pode confundir o diagnóstico.

Causas

A causa específica da fibromialgia é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e esse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
Sintomas

·Dor generalizada e recidivante;
·Fadiga;
·Falta de disposição e energia;
·Alterações do sono que é pouco reparador;
·Síndrome do cólon irritável;
·Sensibilidade durante a micção;
·Cefaléia;
·Distúrbios emocionais e psicológicos.

Diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientá-lo.

Tratamento

O tratamento da fibromialgia exige cuidados multidisciplinares. No entanto, tem-se mostrado eficaz para o controle da doença:
·uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
·atividade física regular;
·acompanhamento psicológico e emocional;
·massagens e acupuntura.

Recomendações

·Tome medicamentos que ajudem a combater os sintomas (Somente seu médico poderá lhe  receitar);
·Evite carregar pesos;
·Fuja de situações que aumentem o nível de estresse;
·Elimine tudo o que possa perturbar seu sono como luz, barulho, colchão incômodo, temperatura desagradável;
·Procure posições confortáveis quando for permanecer sentado por muito tempo;
·Mantenha um programa regular de exercícios físicos;
·Considere a possibilidade de buscar ajuda psicológica;


Todo estímulo doloroso passa por uma regulação do nosso cérebro para que a intensidade da dor seja suficiente para que você tenha uma percepçãp sem contudo incapacitá - lo a ter uma reação de defesa. A fibromialgia é uma doença em que existe uma falha nesse sistema de bloqueio da dor. Sabe -se que isso se deve a um distúrbio na fase REM do sono (sono profundo, ou fase reparadora do sono), fase onde todo o sistema de bloqueio da dor é "calibrado". Pessoas com fibromialgia demonstram a polissonografia (método do estudo do sono) redução no sono reparador, e por esse motivo dormem mal, acordam cansadas, apresentam sonolência diurna e principalmente por não regularem a dor, queixam - se de dor crônica pelo corpo. O diagnóstico é iminentemente clínico, não havendo exame diagnóstico definitivo. A presença de pontos dolorosos padronizados (tender points) em número suficiente praticamente fecha o diagnóstico. O tratamento depende de cada caso mas podem ser utilizados: antidepressivos, relaxantes musculares, analgésicos, fisioterapia, acupuntura etc. Infelizmente o tratamento é voltado para o controle da doença não havendo até o momento cura definitiva.




Nota boaspraticasfarmaceuticas: Somente o seu médico especialista poderá prescrever o medicamento certo para a sua doença. Não se automedique.







Nenhum comentário: