9.25.2012

Idosos sofrem com a perda de audição

Envelhecimento prejudica estruturas do ouvido e causa deficiência auditiva.

A população está ficando cada vez mais velha, mudando o desenho da pirâmide etária. Em 1960, aproximadamente 4,7% dos brasileiros tinham 60 anos ou mais, percentual que corresponde a cerca de 3,3 milhões de pessoas. Em 2010, este número passou dos 20 milhões, o equivalente a 10,8% da população brasileira. Os dados são dos censos demográficos de 1960 e de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os idosos têm até uma data especial para comemorar - o Dia Internacional da Terceira Idade, celebrado no dia 1º de outubro.

O passar dos anos proporciona acúmulo de experiências e conhecimento e o ser humano passa por um processo natural de envelhecimento físico. Cada órgão é afetado de uma maneira diferente, mas todo o corpo passa pelas mudanças ditadas pelo relógio biológico. "A genética, o ambiente, a alimentação e as emoções influenciam o envelhecimento, acelerando ou retardando este processo. A audição é um dos sistemas que são alterados com o envelhecimento", afirma a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.

A deficiência auditiva na terceira idade é conhecida como presbiacusia. A partir dos 50 anos, as células auditivas começam a encerrar seu ciclo de vida e o organismo não é capaz de repor as unidades celulares que morreram. O resultado é perda de audição. "A perda é progressiva e ocorre de maneira lenta. Se estiver associado a outras doenças ou a hábitos que causam danos aos ouvidos, como a exposição intensa a ruídos, o uso de fones de ouvido ou de medicamentos tóxicos a audição, o quadro pode avançar para surdez", explica.

O ouvido possui a parte externa, a média e a interna. A externa é composta pela orelha, pelo canal auditivo e pela membrana do tímpano. A abertura da tuba auditiva, o martelo, a bigorna e o estribo ficam localizados no ouvido médio. O labirinto, formado pela cóclea e pelo vestíbulo, fica na parte interna. "Dentro do labirinto há um líquido chamado endolinfa, que se movimenta e estimula as células sensoriais. Os estímulos servem para informar a posição do corpo no espaço. Quando as vibrações do ar chegam à cóclea, elas são transformadas em impulsos nervosos", esclarece.

Os impulsos passam pelo nervo auditivo e são enviados até o cérebro, responsável pela decodificação dos sinais e interpretação dos sons. Quando os sons não são ouvidos perfeitamente, há perda de audição, que pode ser classificada em leve, moderada e severa. "Os sons abaixo da faixa dos 40 decibéis não são detectados na perda leve e o indivíduo tem dificuldade para compreender a fala de outras pessoas. No nível moderado, a perdaexige o uso de aparelho auditivo, já que os ouvidos não são capazes de ouvir sons abaixo de 70 decibéis", ressalta.

Quando não é possível ouvir barulhos abaixo de 90 decibéis, a perda é severa e em alguns casos o aparelho auditivo não é suficiente para compensar o problema, sendo necessário o uso de linguagem gestual. Na perda profunda, o ouvido não capta os sons e a comunicação é feita por meio de leitura labial e gestos. "Ter uma boa audição é fundamental para a comunicação e para a segurança de uma pessoa, já que os sons também servem como sinal de alerta contra perigos. Os idosos com deficiência auditiva tendem a se isolar e a evitar participação na vida social", observa.

Os principais sintomas da presbiacusia são dificuldades para entender sons agudos, distinguir o "s" ou o "th" e o "z", o "f" e o "v", o "t" e o "d",  maior facilidade para ouvir as vozes masculinas do que as femininas e zumbido. "A principal causa de zumbido é a perdade audição. Ao tratar a deficiência auditiva é possível promover qualidade de vida ao paciente, que além de ouvir melhor, conseguirá perceber menos o ruído. A realização de testes auditivos ajuda a identificar o tipo e o grau da perda, possibilitando o diagnóstico correto. O tratamento precoce é importante, pois evita que a situação se agrave", acrescenta.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães

Nenhum comentário: