9.25.2012

Creme feito à base de vírus pode ajudar no combate à acne

Pele

Cientistas descobriram que certos vírus possuem uma enzima capaz de matar as bactérias, inclusive a que provoca o problema cutâneo

Aprenda a obter o melhor do seu tratamento contra a acne
Acne: Produto feito a base de vírus pode virar tratamento para o problema (Getty)
Cientistas americanos descobriram que um produto de uso tópico à base de vírus capazes de combater a bactéria que causa a acne pode se tornar uma nova forma de tratar o problema. Segundo esses pesquisadores, os fagos — pequenos vírus que infectam apenas bactérias — carregam um gene responsável por produzir a endolisina, uma enzima que degrada a parede celular bacteriana e, consequentemente, mata o microrganismo.
Essas conclusões fazem parte de um estudo publicado nesta terça-feira no periódico mBio, da Sociedade Americana de Microbiologia. De acordo com Graham Hatfull, pesquisador Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e um dos autores do trabalho, há duas formas de se explorar esses achados. “A primeira é a possibilidade de utilizar os fagos diretamente, como uma terapia para a acne, e a segunda é utilizar apenas certos componentes derivados desses vírus como a própria enzima”, diz.
A acne é uma doença cutânea provocada pela bactéria Propionibacterium acnes. Essa bactéria reside normalmente da pele humana, mas o aumento da quantidade desse microrganismo, que ocorre especialmente na puberdade, pode provocar uma resposta inflamatória que desencadeia o surgimento da acne. Apesar de tratamentos com antibióticos serem eficazes no combate ao problema na maior parte das vezes, há estirpes da bactéria que se tornaram resistentes a esses medicamentos.
Sem resistência — Nesse estudo, os autores, ao sequenciarem o genoma de fagos, descobriram que esses agentes partilham mais de 85% de seus DNAs, um grau de semelhança considerado muito grande entre vírus, que normalmente apresentam maior diversidade. Isso facilita a eficácia de terapias baseadas nesses vírus. "Esse trabalho nos deu informações muito úteis e nos ajudará a pavimentar o caminho para desenvolver possíveis aplicações", diz Hatfull.
Clique nas perguntas abaixo para saber mais sobre acne e outros problemas da pele:

Lucia Mandel
Dermatologista

Nenhum comentário: