9.26.2012

COMO SE CUIDAR EM CADA IDADE

Como se cuidar em cada idade

Um passo a passo para você viver bem com você e com o espelho!

Não existe idade para se cuidar. A beleza faz bem à alma e nos ajuda a manter a autoestima lá em cima. Por isso, é primordial que você mantenha os cuidados, mas tudo sem exageros. Para te ajudar nesta empreitada, confira as dicas da dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética (SP).

AME EM TODAS AS IDADES (boaspraticasfarmaceuticas)

• Não tome banhos de sol: em qualquer idade!
É irônico ver muitas mulheres gastando com cremes ou injeções antienvelhecimento e tratamentos para parecer mais jovem, quando a maneira mais fácil e eficaz de manter a aparência mais jovem é estar atenta sobre a exposição ao sol, evitando horas de pico e usando um chapéu de aba larga, por exemplo.

• Use protetor solar diariamente: a partir dos seus 20 anos
A partir dos 20 anos – embora seja muito importante a proteção solar na adolescência e na infância também – é essencial tornar rotineira a aplicação de protetor solar diário de pelo menos 30 FPS no rosto e nas partes expostas do corpo. Este é um hábito saudável que você deve cultivar para colher benefícios futuros, pois é um dos fatores-chave para manter a pele com uma aparência jovem e saudável.
Nota"boaspraticasfarmaceuticas": Ao sol use protetor em todas as idades (até bebezinho)

• Use produtos de limpeza profunda: a partir dos 20 anos
Se você tem uma pele com propensão a manchas, use com regularidade um produto de limpeza com ácido salicílico, que também ajuda a manter os poros limpos, evitando o aparecimento de acne. Você deve saber também que sua acne pode mudar de natureza entre a adolescência e a idade adulta (resultado de flutuações hormonais), se concentrando mais no queixo e na área de linha da mandíbula.

• Não exagere na maquiagem na casa dos 20
Aos 20 e poucos anos, somos abençoados por uma pele cheia de viço, então, provavelmente, você não precisará de uma base com cobertura total. Opte por um creme hidratante colorido ou uma simples cobertura de BB cream. A maioria de nós tende a sobrepor camadas e camadas de creme e de base no rosto, o que deixará a pele mais oleosa. Para ajudar no controle da oleosidade do rosto, use o pó apenas na zona-T ou lenços que absorvam a oleosidade sem retirar o pó da pele.

• Use um produto retinóide, a partir dos 30.
É inevitável: a pele, na casa dos 30, vai começar a mostrar algumas linhas de expressão e algumas rugas finas. A elasticidade vai começar a diminuir. A aplicação de um produto retinóide, algumas vezes por semana, vai ajudar a retardar alguns desses problemas de pele. Só não esqueça de manter o uso do protetor solar junto com o de retinóides, pois esta susbtância pode afinar a pele e torná-la mais propensa aos danos provocados pelo sol.

• Faça esfoliação e peelings, a partir dos 30
A renovação celular é mais demorada quando você entra na casa dos 30. Isto significa que leva mais tempo para que novas células da pele atinjam a superfície, o que pode dar à pele uma aparência menos radiante. A solução é incentivar a renovação celular, com a orientação de um dermatologista, que pode recomendar um peeling de acido glicólico, que irá revelar novas células da pele rapidamente. Se você não é fã de peelings, um método mais suave para estimular a renovação celular, em casa, é usar um produto que contenha ácido glicólico ou ácido láctico.


• Respeite o seu período de sono, principalmente a partir dos 40
A perda de colágeno e de elasticidade da pele na casa dos 40 significa que você vai encontrar mais imperfeições na sua pele, que parecerá ser menos resistente. Mas não perca o sono por isso, pelo contrário, torne o sono uma prioridade. A pele se repara enquanto você dorme. Por isso, se você não dormir o suficiente, ela se mostrará com um tom pálido, cinza e com rugas e olheiras mais pronunciadas. O ideal para garantir a beleza: entre 7 - 8 horas de sono todas as noites.

• Aos 40 anos, não use o mesmo hidratante que você usava aos 20
Aos 40 anos, sua pele está mais fina e clamando por ingredientes que atenuem as linhas finas, as rugas e as manchas escuras que você deve ter notado que estão surgindo. Opte por produtos que contenham peptídeos e coenzima Q10 para ajudar a aumentar a resiliência. Para a hiperpigmentação, o ingrediente chave que vai ajudar a acabar com o tom escuro é o alfa-hidroxiácido (AHA). Ele pode deixar a pele sensível, por isto é preciso cuidado ao usá-lo, principalmente se você se expõe ao sol com frequência.

• Use cremes mais emolientes, a partir dos 50
A partir dos 50 anos, suas glândulas sebáceas começarão a produzir cada vez menos oleosidade, assim, sua pele ficará mais seca e mais sensível. Combata esta secura usando um creme mais emoliente. Procure por aqueles com antioxidantes e ceramidas (que são lipídios naturais que permitem à sua pele reter a umidade). Quando for lavar o rosto, evite sabonetes, principalmente aqueles que contêm lauril sulfato de sódio, que pode retirar a umidade e a oleosidade da pele. Prefira um gel suave.

• Não negligencie a área dos olhos depois dos 50
Rugas e o aprofundamento da pele na área ao redor dos olhos parecem mais intensos depois dos 50 anos, devido à perda de colágeno e de gordura. Cuide desta área da pele com cremes que contenham silicone, vitaminas E e C, que podem ajudar temporariamente a preencher as linhas finas e a minimizar o seu aparecimento, além de hidratar e diminuir a produção de radicais livres.

Nenhum comentário: