12.08.2012

Para os dias mais quentes, saladas


Saber receber em casa passa pela sensibilidade de servir o cardápio certo de acordo com algumas varíaveis. A temperatura é uma delas. Em dias de calor, uma saladinha pode ser uma boa pedida para quem quer inovar sem precisar fazer grandes esforços.
No entanto, quando o assunto envolve mix de folhas, muita gente acha que originalidade não está inclusa. Esqueça isso. Com pequenas adequações, é possível transformar a salada em uma refeição saborosa.
Um molho diferente, um tempero elaborado ou um acompanhamento mais caprichado já podem dar uma cara diferente e charme à recepção.
Veja abaixo uma receita de molho de iogurte:
Ingredientes:
· Iogurte natural (meio pote para uma saladona)
· 3 colheres de mel
· suco de meio limão
· uma colher chá de mostarda
· sal
· pimenta
· azeite para deixar o molho homogêneo.
É possível fazer esse molho em uma tigela ou em um pote de vidro. Se quiser, pode incrementar o molho com hortelã.
Outra opção interessante é o molho italiano. Veja abaixo como preparar:
Ingredientes:
· 1 dente de alho
· 3 colheres (sopa) de vinho tinto seco;
· 4 colheres (sopa) de vinagre tinto;
· 1/2 colher (chá) de orégano;
· 6 grãos de pimenta-do-reino;
· 1/3 xícara de azeite de oliva;
· 1/2 colher (chá) de sal marinho.
Preparo: Triture os grãos de pimenta-do-reino. Coloque 04 colheres (sopa) de vinagre tinto, 03 colheres (sopa) de vinho tinto seco e ½ colher (sopa) de sal em um recipiente com tampa. Misture bem para que o sal dissolva. Em seguida, acrescente os 06 grãos de pimenta-do-reino triturados, ½ colher (chá) de orégano e o dente de alho amassado. Adicione aos poucos 1/3 de xícara de azeite de oliva, batendo levemente o molho com um garfo ou batedor. Tampe o recipiente e deixe descansar cerca de 04 horas antes de servir. Retire elimine o dente de alho na hora de temperar a salada.
A maneira como você irá dispor as salas e os molhos na mesa é o que pode fazer a diferença. Aposte em saladeiras bonitas e bowls e recipientes próprios para molhos. Como complemento, sirva também duas opções de quiches. Essas você pode comprar prontas e apenas servir em uma bonita travessa de inox. Sabores como alho poró ou funghi costumam agradar muitos paladares.

Nenhum comentário: