12.08.2012

Teste mede se consumo de álcool está abusivo

Objetivo de novo site é orientar sobre como lidar com a bebida e preservar a saúde

POR Daniele Maia
Rio -  Seu consumo de bebida alcoólica é considerado de baixo risco, ou você tende a sofrer de alcoolismo? Um site lançado ontem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) traz um teste que responde a esta pergunta. O portal Informálcool (www.informalcool.org.br) também oferece orientações sobre o hábito de beber, além de textos científicos e dicas em geral.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
O projeto da Unifesp é em parceria com as universidades federais de Juiz de Fora e do Paraná, e tem apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a biomédica Maria Lúcia Formigoni, professora da Unifesp e coordenadora do programa no Brasil, o grande objetivo do site é fazer com que as pessoas parem e reflitam sobre seus hábitos de consumo de bebida alcoólica.
“O que você considera apenas ‘um pouco’ já pode trazer sérios problemas. Por isso, é preciso ter limites e saber até onde ir. Por exemplo, para alguns indivíduos, beber 5 ou 6 doses pode ser considerado ‘pouco’. Mas esse ‘pouco’ pode acarretar violência doméstica, acidente de carro ou coisas do tipo”, alerta Maria Lúcia, que coordena também o Departamento de Psicobiologia da Unifesp.
Ao fazer o teste, homens e mulheres têm uma pontuação limite. Para eles, 4 ou mais é considerado “consumo de risco”. Para elas, pontuação 3 ou mais já é sinal de alerta, também.
Nesses casos, o site apresenta um link que direciona o usuário ao programa Beber Menos. “A pessoa se cadastra e pode fazer monitoramento de seus hábitos e consumo regular de bebida. Não é preciso se identificar, se não quiser, mas tem que fornecer um e-mail válido para que possamos nos comunicar e acompanhar esse monitoramento”, explicou Maria Lúcia.
Lançada simultaneamente no Brasil, no México, na Índia e na Bielorrússia, a iniciativa congregra pesquisadores de universidades desses quatro países.

Nenhum comentário: