12.04.2012

Vaidade

Quando a vaidade muda por dentro

Herdei o estilo da minha mãe, adepta de calça jeans, camiseta e tênis. Como ela, sempre evitei salto alto e salões de cabeleireiro, especialmente aos sábados. Mas nos últimos dois anos, que coincidiram com o nascimento do meu segundo filho, a falta de vaidades descambou para o relaxo…
Justificativas a gente sempre tem. E todas elas esbarram na falta de tempo. A gente deixa as mudanças para o início da semana, para o próximo ano, para quando a vida sossegar. E ela não sossega. Há dez anos passei a cultivar o péssimo hábito de roer os dedos (sim os dedos, não as unhas) e comer mal. Até que dois quilos extras, uma infecção urinária e um acontecimento recente – e secreto – me fizeram mudar. Eu precisava e deveria olhar mais para mim.
Podemos fazer muito por nós sem roubar os momentos preciosos com as crianças – ou o tempo necessário no trabalho. Falar é fácil… Eu bem sei… Difícil é mudar a atitude…
Há três semanas passei a caminhar pelo parque, prestar mais atenção na alimentação, parei de roer os dedos e comecei a fazer a unha toda semana. A mudança no visual foi sutil. Mas dentro de mim muita coisa está mudando.
Descobri obviedades que todo mundo sempre falou. A primeira é que a vaidade é um carinho com a gente – e  faz mais do que melhorar a unha ou perder o culote. Ela está me fazendo uma pessoa melhor, com os filhos, com o marido e com os amigos. Tem valido a pena. O desafio agora é continuar.
E você, como lida com a vaidade? Tem planos para si que sempre deixa para depois?

Nenhum comentário: