3.31.2015

Maior avião de energia solar do mundo chega à cidade chinesa de Chongqing


Resultado de imagem para Maior avião de energia solar do mundo chega à cidade chinesa de Chongqing
O "Solar Impulse 2", maior avião movido a energia solar, pousou na metrópole chinesa de Chongqing, no sudoeste do país, na madrugada desta terça-feira.A aeronave partiu de Mandalay, segunda maior cidade de Mianmar, na manhã de segunda-feira e chegou ao Aeroporto Internacional Jiangbei de Chongqing às 1h35 de hoje.
A viagem, de 1.500 quilômetros, durou 20 horas e 29 minutos. Feito em fibra de carbono, o avião recebeu as boas-vindas dos jornalistas e fãs de aviação locais no aeroporto.
Com uma envergadura de asas de 72 metros, a aeronave é parecida com uma pipa gigante. Pairou sobre o aeroporto antes de pousar de forma tranquila. Logo depois, o pessoal do aeroporto empurrou o avião para um hangar, mostrando o pouco peso dele.
Fabricado na Suíça, o avião pesa apenas 2,3 mil quilos, equivalente a carro particular. Capaz de voar a mais de 100 quilômetros por hora, é movido por 17.248 painéis solares instalados em ambas as asas, com emissão de carbono zero.
"A viagem de Mandalay a Chongqing é o trecho mais complicado da volta ao mundo, disse o piloto suíço Bertrand Piccard, que teve de voar entre as montanhas vestindo uma máscara de oxigênio em uma cabine de 3,8 metros quadrados e a 20 graus negativos.
"A China tem sido o maior produtor da energia solar e eólica do mundo", disse Piccard, de 57 anos. Em 1999 ele foi a primeira pessoa a completar uma volta ao mundo sem escala em um balão.
O avião que está dando a volta ao mundo começou sua viagem em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, em 9 de março. Chongqing é a quinta escala da excursão mundial, que tem 12 escalas no total.
O avião solar se dirigirá a Nanjing, no leste da China, depois de uma breve estadia em Chongqing. Segundo a previsão do tempo local, haverá tempestade em Chongqing nos próximos dois dias, portanto é preciso esperar dois ou três dias antes de retomar a viagem.
Segundo o plano, a volta ao mundo demora cinco meses, com aproximadamente 25 dias em trânsito e cobrindo uma distância total de 35 mil quilômetros.
Por Xinhua

Nenhum comentário: