4.01.2015

Ibovespa avançou 3% nesta segunda-feira (31), a 50.414 pontos. Bolsa fechou março com seu primeiro ganho mensal desde outubro.



O principal índice da Bovespa fechou o último pregão do mês acima dos 50 mil pontos e teve em março seu melhor desempenho mensal em mais de dois anos, com investidores aproveitando preços baixos para compras e com a intensa entrada de dólares na economia brasileira.

O Ibovespa avançou 3% nesta segunda-feira (31), a 50.414 pontos, fechando março com seu primeiro ganho mensal desde outubro de 2013 e o melhor desempenho desde janeiro de 2012. No mês, a bolsa ganhou 7,05%. Veja cotação
"O mercado havia caído forte porque fundos de pensão locais  estavam vendendo ações em favor de títulos (de dívida). Então vimos investidores estrangeiros começarem a voltar em um caso típico de 'comprar na baixa'", resumiu à Reuters o diretor da Mirae Securities, Pablo Spyer.
Os investidores estrangeiros colocaram R$ 2,2 bilhões na Bovespa em março até dia 27, dado mais recente disponível.
Queda de 2,12% no ano
Especialistas, contudo, não esperam um novo rali na bolsa no mês que vem, uma vez que pouco mudou nos fundamentos da economia doméstica, destaca a Reuters.
No ano, a Bovespa ainda acumula perda de 2,12%.
Para o estrategista da Fator Corretora, Paulo Gala, os dados de atividade divulgados neste mês contribuíram para melhorar um pouco a visão do mercado sobre a economia, enquanto a perspectiva "estável" para a nota do país atribuída pela agência de risco Standard & Poor's traz um alívio para o mercado, apesar de ela ter sido reduzida.
"Empresas estatais ainda têm chance de continuar se recuperando um pouco e bancos podem se beneficiar com juros mais altos", disse, afirmando que a bolsa pode subir em abril, mas com bem menos força.
Contribuiu para o avanço dos papéis das estatais em março a pesquisa CNI/Ibope, que mostrou que a aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff havia caído no fim do mês. No mesmo dia (27), ações como a da Petrobrás dispararam.
"Houve um rali bastante forte [grande busca por ações] em cima da pesquisa [CNI/Ibope], mas pouca coisa realmente mudou. Cada dia que passa aumenta a probabilidade de racionamento [de energia]... e a pesquisa Focus [do Banco Central] mostrou que a expectativa do mercado para a economia não melhorou, apesar de dados pontuais positivos", disse, referindo-se a indicadores de produção industrial, vendas no varejo e do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Destaques do dia
As ações da construtora e incorporadora Gafisa lideraram as altas do índice, com valorização de mais de 5%. Os papéis da mineradora Vale subiram mais de 1%, dando uma das maiores contribuições positivas ao Ibovespa, com esperanças de que o governo da China lance medidas de estímulo à economia, incluindo o aumento de investimentos em infraestrutura, ajudando a levantar os preços dos contratos de minério de ferro no exterior.
As ações preferenciais da Petrobras fecharam em leve alta.
A maior queda ficou por conta dos papéis da Oi.
O giro financeiro do dia foi de R$ 6,94 bilhões.
veja também

Nenhum comentário: