3.30.2015

O que são anabolizantes? Por que são tão perigosos para a saúde?


Dra. Ana Escobar

Quem deseja ter um corpo bonito? Todos, com certeza. Resposta provavelmente unânime, sem discussão. Mas e se ampliarmos um pouco a pergunta para: o que você considera um corpo bonito? 
 
Aí, seguramente, a discussão começa. Mulheres divergem incansavelmente sobre qual é o melhor  tamanho do bumbum e dos seios. Muitos consideram que um corpo bonito é um corpo com músculos bem definidos. Muita massa muscular, pouquíssima gordura. Há, também, aqueles que praticam esportes e que desejam “moldar” determinadas funções musculares para ter o melhor desempenho esportivo dentro de suas modalidades. 
 
Dentro deste universo de desejos e opções, muitos decidem “trabalhar” o próprio corpo para conseguir seus objetivos. Só que esta não é uma tarefa fácil. Exige uma incansável e férrea disciplina de exercícios e dietas, além de uma extrema força de vontade e disponibilidade psicológica de seguir um caminho adverso ao natural e que não é fácil. 
 
Então, entram em cena os “facilitadores” desta difícil opção. Os anabolizantes são exemplos destas substâncias procuradas por muitos como um “atalho” rápido para os objetivos desejados. Só que este “atalho” pode gerar consequências graves para o organismo humano. Até fatais. Vamos entender.
 
Anabolizantes, ou “esteroides androgênicos anabólicos”, são hormônios. Geralmente derivados do hormônio masculino, que é a  testosterona.
 
O que eles fazem? 
 
Promovem a multiplicação de células musculares e dos ossos. Os músculos crescem rapidamente, aumentando o seu tamanho e consequentemente, sua força. Por isso, são consumidos por quem deseja melhor performance esportiva ou um corpo cheio de músculos. Mas este resultado implica, necessariamente, em efeitos colaterais perigosos à saúde.
 
Em mulheres, a administração de hormônios masculinos faz a voz engrossar, o clitóris se hipertrofiar; aparecem pelos no rosto, e o ciclo menstrual fica comprometido e errático. Nos homens, há diminuição da produção de espermatozoides, com consequente atrofia testicular. Pode também ocorrer a ginecomastia,  que significa aumento de seios, como nas mulheres, uma vez que o hormônio masculino em excesso se transforma em estrógeno. Calvície é comum. Em adolescentes, o crescimento natural se compromete e a estatura fica inferior ao que seria o alvo final. O comportamento de todos fica mais agressivo.
 

Anabolizantes podem ser 'atalho' perigoso para corpo perfeito (TV Globo/Reprodução)
Anabolizantes podem ser 'atalho' perigoso para corpo perfeitoOutra consequência, das mais graves, em homens e mulheres, é que estes hormônios causam hipertrofia do coração, que também é um músculo. Só que é uma hipertrofia anormal, especificamente do ventrículo esquerdo, que atrapalha os batimentos cardíacos e, consequentemente, compromete a função do coração. A pressão arterial aumenta. Além disso, estes anabolizantes levam a uma maior produção de LDL, que é o colesterol ruim, que obstrui artérias, facilitando acidentes vasculares. São também tóxicos para o fígado, que é o laboratório do organismo.
 
Resultado: tomar hormônios esteroides anabolizantes sem necessidade e sem orientação médica é tomar uma bomba relógio que vem em cápsulas ou ampolas injetáveis e que pode explodir dentro de você a qualquer momento, quando menos se espera.
 
Hormônios são drogas importantes e sua administração correta ajuda a salvar muitas vidas. Mas o consumo incorreto, indiscriminado, sem orientação médica pode, ao contrário, ser fatal para muita gente.
 
Compartilho com vocês o conselho de nossa leitora Andreia Carneiro Hallo: “Eu conheço os riscos do anabolizante… Que a nossa juventude evite este veneno. O importante para se ganhar massa muscular é alimentação correta e esporte”.

10 coisas que você precisa saber

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Uso de Anabolizantes

O uso de anabolizantes vem se tornando, a cada dia, um hábito comum, principalmente pelas pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade, ajudar na cura de lesões ou simplesmente por questões estéticas. Porém, o consumo excessivo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo humano.

1.    Os esteróides androgênicos anabólicos, mas conhecidos como anabolizantes, é um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular.

2.    O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como:  aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite). 

3.    No caso das mulheres, o uso de anabolizantes pode gerar características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pêlos além do normal. Além disso, aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite. 

4.    Nos homens, o excesso de anabolizantes pode causar aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozóides e calvície. 

5.    Em adolescentes, as consequências podem ser piores, como comprometimento do crescimento, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização, crescimento do falo (hipogonadismo ou megalofalia), aumentos dos pelos púbicos e do corpo, além do ligeiro crescimento de barba. 

6.    Esses hormônios podem ser usados clinicamente e, ocasionalmente, serem prescritos sob orientação médica para repor o hormônio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes aidéticos a recuperar peso. Nos casos de necessidade clínica, os pacientes são indicados a tomarem apenas doses mínimas para apenas regularizar sua disfunção. 

7.    O uso das injeções de anabolizantes esteróides pode levar ao risco de infecção pelo HIV e vírus da hepatite, se as agulhas forem compartilhadas. Esteróides Anabólicos obtidos sem uma prescrição não são confiáveis, pois podem conter outras substâncias, os frascos podem não ser estéreis e, além disso, é possível que nem esteróides contenham.

8.    Usar anabolizantes, sem orientação médica, é proibido, além de ser de grande risco para a saúde. Entretanto, por aumentarem a massa muscular, estas drogas têm sido cada vez mais procuradas e utilizadas por alguns atletas para melhorar a performance física e por outras pessoas para obter uma melhor aparência muscular.

9.    Um estudo de 2007 traçou o perfil do usuário de anabolizantes no mundo. De acordo com os dados, o usuário típico não é o adolescente ou o atleta, mas o homem de cerca de 30 anos, bem educado e com renda alta, segundo um estudo publicado hoje. Foram pesquisados 2.663 homens e mulheres de 81 países, indicando que o motivo principal para o uso desses compostos é o aumento da musculatura.

10.    Muitos atletas consomem anabolizantes a fim de conseguirem uma melhora na performance dentro do esporte. Os anabolizantes, quando entram em contato com as células do tecido muscular, aumentam o tamanho dos músculos do corpo humano. Porém, isso é caracterizado Doping, e o esportista pode ser punido por isso, como já ocorreu em inúmeros casos.  Dependendo da situação, o atleta pode ser banido do esporte.

Nenhum comentário: