5.17.2015

Estado Islâmico já controla Ramadi, cidade estratégica no Iraque

Estado islâmico: EUA vão enviar armamento ao governo do Iraque

Estado islâmico: EUA vão enviar armamento ao governo do Iraque

Os Estados Unidos vão enviar armamento pesado, munições e outros equipamentos militares ao Governo do Iraque para ajudar na luta contra o grupo terrorista estado islâmico, revelou a Casa branca em comunicado.

Joe Biden, vice-Presidente dos Estados Unidos, falou ao telefone com o primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, para "reafirmar" o apoio dos Estados Unidos ao seu país na luta contra os terroristas.

O vice norte-americano agradeceu a Haidar al Abadi a sua "firme liderança no Iraque" e manifestou o desejo de que este "promova a unidade nacional num momento de grandes desafios para a segurança", revelando o envio de material militar.
O autointitulado estado islâmico matou hoje, pelo menos, 50 pessoas, na sua maioria polícias e civis armados, depois d tomar o controlo da maioria dos bairros do centro da cidade de Ramadi, capital da província ocidental iraquiana de Al Anbar.
Diário Digital com Lusa
Estado Islâmico já controla Ramadi, cidade estratégica no Iraque
Fotografia © REUTERS/Thaier Al-Sudani

(ATUALIZADA) As forças iraquianas estão a retirar-se da cidade. O primeiro-ministro ordenou que ficassem, mas os jihadistas conquistaram a importante cidade do ponto de vista estratégico.

Militantes do Estado Islâmico (EI) já controlaram a cidade de Ramadi, na província de Anbar, que fica apenas a 112 quilómetros de Bagdad. A BBC avança que um comunicado do grupo terrorista garante que a cidade foi tomada.
Horas antes Muhannad Haimur, porta-voz e conselheiro do governador da província de Anbar confirmava à AFP que "o centro de comando das operações na província de Anbar" havia sido abandonado, assegurando que Ramadi ainda não tinha caído e que alguns combatentes ainda lutavam em alguns bairros. Porém, a BBC escreve que uma fonte do governador de Anbar confirma que Ramadi é agora controlada pelo Estado Islâmico. O exército iraquiano começou a abandonar a cidade depois de vários ataques suicidas com recurso a carros armadilhados.
Os combatentes do EI recorreram a vários ataques com viaturas armadilhadas na quinta-feira e na sexta-feira para tomarem o controlo da maior parte de Ramadi.
Na sexta-feira, o grupo radical assumiu o controlo da maioria dos bairros centrais de Ramadi, tendo morto pelo menos 50 pessoas, a maior parte polícias e civis armados, segundo fontes das forças de segurança, que adiantaram que o EI também fez explodir o quartel-general da polícia e as instalações do governador.
A perda de Ramadi preocupa o governo iraquiano, pois tem estradas importantes que ligam o Iraque à Síria e à Jordânia. Segundo a BBC, o EI diz mesmo que já controla grande parte da província de Anbar.

Ler Artigo Completo(Pág.1/2)

Cerca de 500 mortos em dois dias de combates na cidade iraquiana de Ramadi

por LusaHojeComentar
Combatentes tentam segurar Ramadi numa luta contra o Estado Islâmico
Combatentes tentam segurar Ramadi numa luta contra o Estado IslâmicoFotografia © REUTERS/Stringer

"Não temos de momento o balanço exato das vítimas, mas cremos que pelo menos 500 pessoas, civis e militares, foram mortos nestes dois últimos dias", disse o porta-voz da província de Al-Anbar.
Cerca de 500 pessoas, civis e membros das forças de segurança, morreram em dois dias de combates na cidade iraquiana de Ramadi, onde o grupo radical Estado Islâmico (EI) lançou uma ofensiva, foi hoje divulgado.
"Não temos de momento o balanço exato das vítimas, mas cremos que pelo menos 500 pessoas, civis e militares, foram mortos nestes dois últimos dias", declarou à agência France Presse Muhannad Haimur, porta-voz do governador da província de Al-Anbar da qual Ramadi é a capital.
Os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI) tomaram hoje posse do quartel-general das forças de segurança na província de Al-Anbar em Ramadi, reforçando o seu domínio na cidade, onde lançaram na quinta-feira uma nova ofensiva com uma vaga de atentados suicidas.
Na sexta-feira, o grupo radical assumiu o controlo da maioria dos bairros centrais de Ramadi e fez explodir o quartel-general da polícia e as instalações do governador.
O coronel da polícia Jabbar al-Assafi disse hoje à AFP que as forças governamentais retiraram da cidade de Ramadi.

Ler Artigo Completo(Pág.1/2)

Nenhum comentário: