Com a rotina agitada e a falta de tempo para descansar, cada vez mais as pessoas passam por estresse e tensões diárias. Uma das maneiras de espantar as preocupações é dar prioridade aos momentos de lazer e à prática de exercícios físicos. Pensando nisso, oMinha Vida selecionou sete técnicas que ajudam a relaxar em apenas 60 segundos.
Em entrevista ao site, a psicóloga Adriana de Araújo, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia, diz: "Toda a vez que passamos por uma situação estressante, muitos sintomas se manifestam fisicamente, causando incômodos, irritações e mal estar. Por isso, técnicas de respiração e concentração, ajudam a controlar os sintomas da ansiedade”.
Veja alguns hábitos que ajudam a relaxar em um minuto:
Faça contagem regressiva olhando para cima
Mesmo que seja bastante simples, essa técnica ajuda a relaxar, já que aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está causando ansiedade. "É preciso se concentrar em algo para relaxar. Fazer contagem regressiva, a partir do 60, bem devagar, vai ajudar", explica a psicóloga Adriana de Araújo.
Além disso, olhar para cima estimula o sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento. "Tudo que fizermos para diminuir os batimentos cardíacos ajudará a controlar a ansiedade, inclusive adotar técnicas de postura e concentração", explica a psicóloga Giovanna Tessaro, de Curitiba.
Anote as preocupações em um caderno
Esse método aumenta a concentração, evita distrações e avisa o cérebro que é preciso desacelerar. "Quando fazemos isso, a mente entende que as preocupações estão 'guardadas' e não devem ser resolvidas naquele momento, diminuindo a ansiedade", diz Adriana Araújo.
Segundo a psicóloga, anotar as preocupações em um caderno também ajuda a acabar com insônia. "Algumas vezes muitas tarefas que não conseguimos realizar durante o dia nos impedem de relaxar e dormir. Colocar tudo no papel vai ajudar a nos livrar daquilo até o dia seguinte", explica Adriana.
Via Minha Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário