5.17.2015

Pai soropositivo divulga foto com a família para quebrar o preconceito do vírus HIV


"Ter uma família NEGATIVA pode ser a coisa mais POSITIVA em sua vida", escreveu Andrew na foto.
"Ter uma família NEGATIVA pode ser a coisa mais POSITIVA em sua vida", escreveu Andrew na foto. Foto: Reprodução / Facebook

Extra
O americano Andrew Pulsipher, de 33 anos, é soropositivo desde que nasceu. O estigma do vírus, passado por seus pais, não impediu que ele tivesse uma vida completamente normal, casasse e tivesse filhos. Decidido a quebrar o preconceito que assombra os portadores do vírus da AIDS, Andrew publicou no último domingo uma foto de sua família - além dele, ninguém mais é portador do vírus - no Facebook. A imagem já ultrapassou os 10 mil compartilhamentos.
“Eu estou compartilhando isso com você por que pela primeira vez que posso ser completamente honesto comigo e com os outros. Precisei de muito tempo para estar confortável com isso (quase 34 anos!). Eu sei que o vírus HIV tem um estigma negativo, mas não precisa e eu quero ajudar a mudar isso. É uma doença com tratamento e você pode viver uma vida normal com ela. Eu sou a prova disso. Eu quero educar as pessoas que podemos passar do “COMO você contraiu a doença” para o “COMO você está vivendo com ela”? Existem muitos milagres neste mundo e eu acredito que a minha vida é um dele. Eu não sou o único e nós todos temos histórias para contar. Se você tiver vontade de compartilhar a minha história, por favor faça. Eu adoraria ser parte da mudança sobre como falamos sobre HIV”, escreveu Andrew.
Andrew, que perdeu os pais para a AIDS ainda criança, é o único de seus irmãos que herdou o vírus. Criado por tios, ele conta na publicação que apenas alguns familiares conheciam sua condição, o que possibilitou uma infância normal para ele. Ele diz também que sempre quis ter uma família e, após se formar na escola, ele conheceu Victoria, que viria a ser sua esposa.

Andrew com sua esposa e sua filha mais velha
Andrew com sua esposa e sua filha mais velha Foto: Reprodução / Facebook / apulsipher

“Eu meio que assumi que poderia ser infectada também, mas para mim estava OK, por que eu amava ele e queria estar com ele”, disse Victoria em entrevista a uma afiliada da rede americana NBC.
Em 10 anos de casamento, Andrew e Victoria tiveram três filhos com ajuda de tratamentos de fertilidade e nenhum deles nasceu com o vírus do HIV. Em Andrew, o vírus está quase indetectável e é uma prova, segundo ele, de que a medicação que tem tomado todos os dias está funcionando.
“Não posso dizer com completa confiança que sou a pessoa que viveu mais tempo com a doença, mas tenho quase certeza que eu sou pelo menos uma das pessoas vivas mais velhas infectadas antes de nascer ou nascida com o HIV. Crianças que nascem com HIV e não são tratadas geralmente morrem entre 3 e 7 anos. Eu comecei meu tratamento ao 8 anos. Hoje eu sou ‘indetectável’. Não, não significa que sou um ninja. Isso significa a quantidade de vírus que é detectado em meu sangue, mas eles podem estar escondidos em outras parte do meu corpo. E também significa que os remédios que tomo todos os dias estão funcionando!!!”, comemorou Andrew.

"HIV por 33 anos! O vírus HIV que causa vida!" Foto: Reprodução / Facebook / apulsipher

Neste sábado, Andrew comemorou a viralização da sua publicação na rede e a marca de 10 mil compartilhamentos:
“Quase 10 mil compartilhamentos e minha história na 12news e no buzzfeed e em vários outros portais de notícias!!! Nossa, nós conseguimos!!!”

Nenhum comentário: