11.15.2009

Homeopatia tem efeito ansiolítico?

PESQUISA COMPROVA EFEITO ANSIOLÍTICO DE MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO PARA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL
A pesquisa demonstrou que o tratamento da TPM pela Homeopatia oferece a vantagem de não afetar a capacidade de coordenação motora

Acaba de ser publicado na revista científica International Journal of High Dilution Research o resultado de uma pesquisa pré-clínica realizada para avaliar o comportamento de um novo medicamento homeopático indicado como auxiliar no tratamento da TPM.

O novo medicamento é composto de cinco ativos: actaea racemosa, que reduz náuseas, calores, tremores nos membros e também a agitação e a loquacidade, tão frequentes na TPM; natrum muriaticum, que atua na limitação da tristeza e da sensibilidade nos seios; pulsatilla nigricans, que diminui a melancolia, atenua as dores nas costas e os bocejos pré-menstruais; matricaria chamomilla, que abrevia os períodos de insônia, ansiedade e irritabilidade, e as dores na região ovariana; e seppia succus, que atenua estados de inquietação e irritabilidade.

A pesquisa com o novo medicamento, já aprovado pela Anvisa e recém-lançado pelo tradicional Laboratório Homeopático Almeida Prado, demonstrou sua excelente performance em comparação com os resultados obtidos com o uso de medicamentos alopáticos.
O estudo também comprovou a rapidez da ação, a segurança e o pouco risco de interação dos seus ativos com outras drogas, além da vantagem de não afetar a capacidade de coordenação motora.

A pesquisa, realizada pelos pesquisadores Prof. Dr. Ezequiel Viriato, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Osvaldo Cruz, de São Paulo, e Prof. Dr. J. C. Tavares de Carvalho, Reitor da Universidade Federal do Amapá, foi apresentada em recente Congresso da Associação Paulista de Homeopatia, realizado em Águas de Lindóia (SP).

De acordo com um dos pesquisadores, o farmacêutico homeopata Prof. Dr. Ezequiel Viriato, “no caso do tratamento das doenças que afetam a saúde feminina, como a TPM, as vantagens atribuídas ao tratamento homeopático incluem não só ser uma opção com raríssimos efeitos colaterais, mas também por desenvolver a imunidade e o equilíbrio da energia vital do organismo, que leva à harmonia nos níveis físico, emocional e mental e ao desaparecimento dos males e seus sintomas”.

TPM pode ser tratada com Homeopatia
Ao contrário do que muitos pensam, a homeopatia não é somente um tratamento com resultados de longo prazo e pode trazer efeitos bastante rápidos, dependendo do que se deseja tratar.
O tratamento médico que utiliza substâncias diluídas obtidas do reino vegetal, animal e mineral, a homeopatia, é regida pelo conceito da “cura pelos semelhantes”, isto é, toda substância capaz de provocar determinados sintomas em uma pessoa sadia também é capaz de curar esses mesmos sintomas em uma pessoa doente, além de estimular o organismo a reagir contra a sua enfermidade. Este conceito, introduzido por Hipócrates, o Pai da Medicina, ainda no ano 468 a.C, somente foi demonstrado clinicamente há pouco mais de 200 anos, na Alemanha, pelo médico Samuel Hahnemann.
O novo medicamento homeopático para o tratamento da TPM é comercializado com o nome TEPEEX® e já está disponível nas farmácias de todo o País.

Fontes:Journal of High Dilution Research.
Congresso da Associação Paulista de Homeopatia

Nenhum comentário: