11.18.2009

MS assina termo de compromisso para a aquisição de medicamentos de Farmanguinhos

17 de novembro de 2009

O Ministério da Saúde assinou, no início deste mês, um termo de compromisso com os laboratórios públicos brasileiros, incluindo Farmanguinhos. O projeto prevê a aquisição de medicamentos produzidos nestes laboratórios de acordo com sua capacidade de fornecimento.

O compromisso com o MS é fundamental para Farmanguinhos. Alinhado com a política do Governo Federal de incentivo à farmoquímica nacional, o Instituto pretende aumentar a quantidade de produtos inovadores em 2010.

Farmanguinhos já é reconhecido internacionalmente pela produção do Efavirenz, antirretroviral cuja fabricação em território nacional é resultado do primeiro licenciamento compulsório realizado no país, e do Artesunato+Mefloquina (ASMQ), contra a malária, um produto inovador contra doenças negligenciadas totalmente desenvolvido e registrado no Brasil.

No próximo ano, o objetivo é começar a produzir um antiasmático (Formoterol + Budesonida), um imunossupressor (Tracolimo) e um tuberculostático (Etambutol + Isoniazida + Rifampicina + Pirazinamida). Todos os medicamentos serão fruto de parcerias com empresas privadas, que transferirão sua tecnologia de produção para Farmanguinhos.

- A meta é que, até a metade de 2010, possamos disponibilizar estes medicamentos ao Ministério da Saúde – explicou Hayne Felipe da Silva diretor do Instituto de tecnologia em Fármacos- Farmanguinhos (Laboratorio oficial de referência para o MS).

Fonte: Farmanguinhos

Nenhum comentário: