11.21.2009

Papanicolau a partir dos 21 anos (Exame previne câncer do colo de útero)




Exame previne câncer do colo de útero.

Mudança sai poucos dias após polêmica em torno de mamografias(mamografia aos 40 anosde idade).

Comissão independente de ginecologistas americanos indica que as mulheres só devem fazer o exame de papanicolau partir dos 21 anos, a cada dois anos.

Antes, os médicos recomendavam que o teste fosse feito pelas garotas, em no máximo, três anos após a primeira relação sexual.

O Conselho Americano de Obstetrícia e Ginecologia concluiu que é muito pequena a incidência efetiva de câncer de colo de útero em mulheres abaixo dessa idade.

De acordo com os médicos, as mulheres estão propensas a desenvolver anomalias que parecem ser um início de câncer, mas que desaparecem sozinhas. Muitas vezes, isso leva o médico a se preciptar e adotar medidas que podem levar à lesão do colo do útero – um aumento do risco, por exemplo, de nascimentos prematuros.

Já as mulheres com mais de 65 anos – que tiveram resultados negativos nos últimos três exames –podem parar de fazer o teste.

No início desta semana, uma força tarefa do governo fez uma recomendação sobre mamografias. Mas o governo deixou claro, pouco depois, que as orientações não fazem parte de uma política do governo para racionar exames preventivos.

Jornal Hoje

Obstetras americanos recomendam adiar exame preventivo de câncer de colo de útero



RIO - O Colégio Americano de Obstetras aconselhou as mulheres a esperar mais tempo antes de fazer o seu primeiro exame preventivo de Papanicolau, indicado para detectar precocemente o câncer do colo do útero, informou nesta sexta-feira o jornal "The New York Times". A decisão é anunciada pouco depois da polêmica iniciada com a recomendação de adiar as primeiras mamografias . Os obstetras sugerem que as mulheres esperem até completar 21 anos antes de fazer seu primeiro exame.

De acordo com estimativas, o câncer do colo do útero mata anualmente 250 mil mulheres em todo o mundo. E objetivo dessa nova orientação, segundo os médicos, é limitar os exames inúteis e reduzir os procedimentos invasivos e dolorosos para remover lesões não cancerosas que podem aparecer nestes exames, e que frequentemente desaparecem sozinhas, alega o grupo de especialistas. Porém, a nova recomendação contradiz o conselho anterior, segundo o qual as mulheres deveriam fazer seu primeiro exame depois da primeira relação sexual.

O Colégio Americano de Obstetras também afirma que mulheres com mais de 30 anos que tenham obtido resultados normais em três exames consecutivos podem esperar mais três anos antes de se submeter a uma nova análise. Isso pode aumentar ainda mais a polêmica criada pelos serviços de medicina preventiva americanos esta semana, quando questionaram a utilidade dos exames de mamografia antes dos 50 anos para detectar o câncer de mama.

O Globo

Nenhum comentário: