Primeira posição é ocupada pela Índia, onde 87% das mulheres são estressadas
A pesquisa da Nielsen destacou que a mulher vem assumindo papéis mais importantes no mercado de trabalho sem, no entanto, deixar de lado as obrigações familiares - o que contribui para os altos níveis de stress. A estrutura social que permite que elas assumam esses papéis, no entanto, é diferente nas economias emergentes e desenvolvidas, o que influencia diretamente na saúde da mulher.
Entre as hipóteses que buscam explicar os motivos do stress está uma teoria levantada pelo jornal The Economic Times, da Índia - a de que a cultura de lugares subdesenvolvidos acaba propiciando o stress na mulher. Segundo a publicação, na Índia as mulheres estariam estressadas porque além de serem pressionadas a ter um emprego moderno, elas teriam ainda de se conformar com os padrões culturais tradicionalistas do país.
Economia — Apesar de serem as mais estressadas, as mulheres indianas são também as que mais gastam consigo mesmas. Mais de três quartos delas gastam com saúde e produtos de beleza, enquanto 96% disseram que gastam com roupas. Segundo a pesquisa, as mulheres de países em desenvolvimento usam o que sobra de seu dinheiro em roupas, saúde e produtos de beleza, alimentos e na educação dos filhos.
Já as mulheres de países desenvolvidos dedicam esse dinheiro para viagens, economias e para o pagamento de dívidas. De acordo com Susan Whiting, vice-presidente da Nielsen, as mulheres vêm aumentando seu poder aquisitivo, e com isso, ganham mais controle e influência sobre as decisões domésticas. "Como resultado, as mulheres de hoje e de amanhã são os principais consumidores em potencial."
A seguir, o ranking dos 21 países analisados na pesquisa:
1 - Índia (87% de mulheres estressadas)
2 - México (74%)
3 - Rússia (69%)
4 - Brasil (67%)
5 - Espanha (66%)
6 - França (65%)
7 - África do Sul (64%)
8 - Itália (64%)
9 - Nigéria (58%)
10 - Turquia (56%)
11 – Grã-Bretanha (55%)
12 – Estados Unidos (53%)
13 - Japão (52%)
14 - Canadá (52%)
15 - Austrália (52%)
16 - China (51%)
17 – Alemanha (47%)
18 - Tailândia (45%)
19 – Coreia do Sul (45%)
20 - Malásia (44%)
21 - Suécia (44%)
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