8.26.2011

XAMPU: O QUE É MITO E O QUE É VERDADE?

Xampu: O que é mito e o que é verdade?

Ele é tão essencial a nossa vida, que fica até difícil saber exatamente em que que ele pode ajudar ou não. Saiba mais sobre o xampu!

Quando se trata de cabelo, todo cuidado é pouco! Qual é a mulher que nunca desistiu de um tratamento por medo de dar errado? Ou, então, passou meses sem cortar por pena de ficar sem suas madeixas? Não tem jeito! Desde que o mundo é mundo, o cabelo é o verdadeiro xodó da mulherada.

E quando o assunto é este, a primeira dúvida que nos vem à cabeça é: Qual xampu é o mais indicado para mim? Tenha o cabelo liso ou enrolado, o fato é que nenhuma delas pode se dar ao luxo de usar o produto errado. Para acabar com este dilema, confira o que Gennaro Preite, consultor da Condor - fabricante de produtos de beleza, diz sobre este assunto.

1 - Xampu antiqueda funciona?

Sim, quando os casos de queda se devem ao fato do couro cabeludo estar repleto de oleosidade, entupindo o bulbo capilar, não permitindo que os fios recebam oxigênio e demais itens necessários, provocando assim a sua queda. Geralmente, este tipo de xampu é composto por elementos refrescantes como o broto de bambu ou hortelã, entre outros, que proporcionam uma extrema sensação de limpeza e refrescância.

2 – E o 2 em 1?

Em alguns casos funciona sim, principalmente em cabelos menos oleosos ou desgastados.

3 - Colocar anticoncepcional no xampu faz com que o cabelo cresça?

Não, isso é lenda.

4 - O que é Ph do xampu?

O significado deste termo quer dizer fator de hidrogênio que regula a acidez e a alcalinidade de qualquer substância na natureza. No caso dos cabelos, esta tabela tem um índice de 0 a 12, sendo que o fator de equilíbrio de um fio saudável tem que estar entre 5,5 e 6,5.

5 - O que significa xampu sem sal?

O sal, nos xampus, é representado pelo sódio e tem a função espessante, ou seja, quanto mais grosso for um xampu, mais sódio ele contém.

O que ocorre é que em alguns casos, o sódio resseca muito os fios, causando a perda do brilho natural, deixando-os quebradiços e sem vida. Geralmente, xampus sem sódio costumam ser de espessura lisa e fina, e são indicados, principalmente, para cabelos com algum tipo de alisamento (escova progressiva, definitiva e relaxamento).

6 – Xampu hidrata?

Não. O xampu tem a função de higienizar. É um tipo de detergente e/ou sabão que elimina a sujeira e a oleosidade excessiva do couro cabeludo e dos fios.

Geralmente, o que ocorre nas fórmulas dos xampus é a colocação de substâncias que eliminam o ressecamento dos fios, como a cocoamida, extraída do coco, e os parabenos, derivados do silicone. Alguns tipos de xampus têm condicionantes em sua fórmula, o que proporciona maciez às madeixas, porém a principal função deste produto, seja qual for o tipo, é LIMPAR!

7 - Adicionar receitas caseiras ao xampu é bom para o cabelo?

Mal não irá fazer, mas o que pode ocorrer é que a fórmula do produto perderá sua identidade e até o seu efeito. Algumas substâncias reagem em contato com outras de maneira aleatória, ou seja, sem controle, e isto pode causar irritações no couro, alergias, urticárias, dentre outros problemas.

8 - Quais as diferenças entre xampus para cabelos normais, oleosos e secos?

A principal diferença entre os três tipos é a sua intensidade de detergência, ou seja, qual é o poder de adstringência do xampu.

9 - É verdade que o cabelo se acostuma com o xampu?
Não. O que ocorre é que o xampu passa a exercer um fator de limpeza em todas as lavagens, fazendo com que a pessoa se acostume com ele.

10 - Xampu infantil deve ser usado até que idade?

Até a idade em que ele faça seu efeito. Em algumas crianças, isso é mais demorado, em outras é mais rápido.

Nenhum comentário: