8.27.2011

Protetor solar infantil

Cada tipo de pele exige uma proteção solar personalizada, conforme a necessidade individual. Mas pessoas com a pele branca demais ou muito sensível estão mais expostas aos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, que causam desde o envelhecimento precoce da pele até queimaduras desagradáveis que podem estragar as férias.
Para esses tipos de pele, a regra é: quanto mais clara ou sensível, mais alto deve ser o Fator de Proteção Solar (FPS). Contudo, há quem prefira não correr riscos e muitas pessoas utilizam produtos de proteção solar infantil, que chegam a atingir o FPS 100, especialmente elaborados para atender à pele extremamente sensível dos bebês.
Adriano Robba, advogado e corretor de imóveis, sempre preferiu usar protetor solar infantil. “Sou ruivo e tenho a pele muito sensível e branca, por isso aprendi a viver com o uso obrigatório do filtro solar, devido ao incomodo que o sol causa em minha pele. Os produtos infantis me dão a sensação de uma proteção maior”, afirma.
Os dois tipos de pele
A pele branca é caracterizada pela baixa concentração de melanina, pigmento que dá cor à pele. Em exposição ao sol, ela queima com mais facilidade, em vez de bronzear. Já a pele sensível, independentemente de sua tonalidade, apresenta tipos distintos de sensibilidade, como acne, rosácea, queimação, ardência e dermatite de contato (alergias e irritações). As causas do problema podem variar entre fatores genéticos, psicológicos, intolerância a alimentos, exposição a produtos químicos (sabonetes, hidratantes, poluição) e físicos (calor, raios UV, frio).
A aposentada Marina Sant’Anna trabalhou muitos anos exposta ao sol e, ao completar 50 anos de idade, começou a sofrer com o surgimento de manchas na pele, o que a obrigou a mudar toda a sua rotina. “Por recomendação médica, passei a usar produtos específicos de crianças: sabonetes, cremes hidratantes e protetores solares. Depois, utilizei linhas específicas para a pele sensível”, conta Marina.
De acordo com Simone Esteves, da área de Inovação e Tecnologia Química da Natura, os produtos mais indicados para pessoas de pele branca são os protetores com FPS superior a 30, que bloqueiam com maior eficiência os raios solares.
Já para quem possui pele sensível, os produtos mais indicados são os que possuem maior concentração de filtros inorgânicos como dióxido de titânio e óxido de zinco, que ajudam a formar uma barreira cutânea de proteção da pele. Esses filtros físicos são utilizados em produtos para bebê, não havendo, portanto, contra-indicação ao uso por adultos.
  • Evite o sol entre 10h e 15h;
  • Utilize filtro solar diariamente, mesmo no inverno e no trabalho;
  • Reaplique o filtro a cada duas horas;
  • Não esqueça de aplicar o protetor nos lábios e mãos.

Nenhum comentário: