3.27.2015

INVERSÃO TÉRMICA AUMENTA A INCIDÊNCIA DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

A grande variação de temperatura pode reduzir a defesa das mucosas respiratórias, aumentando as chances de contrair vírus e bactérias, diz especialista.

Inversão térmica aumenta a incidência de doenças respiratórias

:Viver em lugares como São Paulo, por exemplo, não é fácil para as pessoas com propensão a doenças respiratórias. As variações bruscas de clima e temperatura em um único dia, com termômetros que oscilam entre 19ºC e 30ºC, com possibilidade de chuva e sol, fazem com que a saúde de quem vive em áreas com este tipo de clima seja comprometida e fragilizada. De acordo com a Dra. Ligia Perrotti, infectologista do Delboni Medicina 



















Diagnóstica, a variação climática facilita o desenvolvimento de doenças do trato respiratório. Não é algo como causa e consequência, mas existe uma relação direta na transformação do clima e no desenvolvimento de doenças”, explica a infectologista.









































“A grande variação de temperatura pode reduzir a defesa das mucosas respiratórias, aumentando as chances de contrair vírus e bactérias”. Além disso, a inversão térmica agrava a poluição dos grandes centros urbanos, aumentando a ocorrência das doenças por irritação alérgica. 

Segundo a médica, existem dois tipos de doenças respiratórias mais propensas a acontecer em locais de clima instável: as alérgicas e as infecciosas. As doenças alérgicas ocorrem por reação alérgica da mucosa respiratória a determinados antígenos, como os poluentes respiratórios, e, como resultado, as pessoas apresentam rinite, ou outros quadros alérgicos. Já doenças infecciosas são aquelas causadas por vírus ou bactérias, conhecidas como gripes, resfriados e sinusites.

“Para amenizar essas situações, é preciso equilibrar a saúde de forma geral, com alimentação saudável, horários regulares e adoção de hábitos saudáveis”, aponta a médica. 

Quando chega o frio do outono/inverno a ordem é tirar cobertores, mantas, luvas e cachecóis dos armários, e se preparar para a mudança do tempo. Para se manter longe de vírus, bactérias e poluentes que afetam as vias respiratórias, a especialista lembra que é importante também manter os ambientes arejados, beber bastante líquido, e garantir a umidade relativa do ar acima de 50%. 

O alto índice de doenças respiratórias nesta estação sempre gera confusão quanto ao tipo de doença a se tratar. Quando chega o primeiro espirro, a dúvida aparece. “As diferenças entre resfriados, gripes e outras doenças também devem ser observadas”, finaliza. Hoje existe no mercado vacinas contra a gripe que protegem contra o vírus influenza. A vacina só não é recomendada para menores de 6 meses de idade e para aqueles tem alergia à proteína do ovo, usada na sua fabricação. 

Nenhum comentário: